Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Removendo o Passado, saudosamente...

PADRE MANUEL REBOUÇAS ALBUQUERQUE - Nasceu no município de Eirunepê, no Estado do Amazonas, no dia 16 de julho de 1907. Chegou a Santarém aos dois anos de idade. Quando tinha treze anos foi mandado para o seminário de Tefé, no Estado do Amazonas, onde estudou durante quatro anos. De Tefé foi para Portugal onde, no seminário de Braga, ingressou na Congregação do Espírito Santo. Fez seu noviciado na França e voltou a Portugal onde ordenou-se padre a 15 de setembro de 1935 na cidade de Viana do Castelo. Em 1936 voltou ao Brasil para dedicar-se ao trabalho religioso no interior do Amazonas, Acre e Pará.

Sua produção literária foi enorme, tendo publicado vários livros de poesia, em prosa, além de grande quantidade de escritos esparsos publicados no Brasil e em Portugal. Faleceu no dia 7 de janeiro de 1977, no Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. Padre Manoel. Um dos maiores poetas que eu conheci. Gostava de assistir missa com ele, pois era muito rápido. Pegava o evangelho em latim e traduzia, na hora, para o vernáculo. Deixou saudades. Um dos grandes parceiros do velho Izoca.
    josé wilson malheiros

    ResponderExcluir
  2. Que bom você voltar a falar de um dos maiores poetas e sacerdote que a Amazônia conheceu.Era meu primo. Aprendi a admirá-lo desde peqeunina pela sua alegria, suas canções, pois também era músico e compositor.Obrigada. Ir. M. Clara de Albuquerque,ASC

    ResponderExcluir
  3. O querido "Padre primo" como nós em crianças chamávamos em casa era um poeta admirável. Compunha suas músicas e ensinava, evangelizando crianças, jovens e adultos. Além disso arranjava ajuda para as famílias pobres e salvou pessoas no naufrágio do navio AJUDANTE, quando ía de Manaus para Tefé e o navio foi afundado por uma canhoneira. Uma Albuquerque.

    ResponderExcluir