Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 7 de março de 2009

Rádio santareno - Programa de auditório (I)

Osmar Simões - o criador do "Domingo Após a Missa"
Osmar e Ercio
Ercio apresentando o programa

Um sobrinho meu, muito jovem ainda, me pede de vez em quando para eu contar como era o programa “E-29 Show” que, segundo ouviu falar, por muito tempo foi sucesso em Santarém. Esta curiosidade talvez seja, também, de muita gente que naquela época ainda engatinhava ou nem era ainda nascida.

Esclareço que, o que passarei a contar aqui (em 3 capítulos), é fruto da minha memória, portanto, a omissão ou incorreção de datas, nomes de pessoas ou de detalhes relativos ao referido programa, desde já peço desculpas, ficando à disposição de quem, porventura, desejar corrigir ou acrescentar algo sobre o assunto.

Em 1966, Osmar Simões, locutor e dirigente - Diretor Artístico - da então Rádio Educadora de Santarém (hoje, Rádio Rural), foi quem idealizou, criou e apresentou o primeiro programa de auditório da emissora - o “Domingo Após a Missa”. Por que esta denominação? Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, aos domingos, com grande afluência de católicos, era celebrada a missa das 8h transmitida ao vivo pela rádio e cujo encerramento acontecia por volta das 9:30h. Prevendo que o programa poderia atrair a presença de grande parte das pessoas - adultos e crianças - que freqüentavam a igreja, Osmar, de forma inteligente e criativa o denominou “Domingo Após a Missa”, para ser apresentado de 10:30 às 12hs, com transmissão feita diretamente da Casa Cristo Rei, localizada na travessa dos Mártires, em frente ao prédio onde funcionavam o estúdio e o escritório comercial da emissora.

A Casa Cristo Rei foi o local escolhido por ser de propriedade da Prelazia de Santarém, dona também da Rádio Educadora, e porque tinha capacidade para acomodar, sentados em cadeiras de madeira, desconfortáveis, é bom frisar, 200 espectadores, e, em pé nas laterais do salão e no mezanino, aproximadamente mais 100.

O sucesso era sempre crescente, com casa cheia, pois os ingressos eram colocados à venda por preços baixos e a renda auferida era destinada ao pagamento do pessoal envolvido, incluindo-se o conjunto que fazia o acompanhamento musical nos ensaios e nas apresentações dos cantores e das cantoras participantes.

Como era produzida esta grande atração da Rádio Rural? Tudo era muito simples, sem necessidade, como acontece atualmente, de equipes específicas de produção, de direção, etc. Durante a semana, a emissora anunciava na sua programação diária, que em determinado dia e horário, no “Cristo Rei”, seria feita a inscrição e ensaio de cantores, cantoras, instrumentistas e grupos musicais, de todas as idades e, os que fossem selecionados, participariam do “Domingo Após a Missa”.

No decorrer do programa, o próprio público, através de aplausos escolhia os melhores calouros - adultos e crianças -, aos quais eram ofertados brindes. Sempre surgiam verdadeiros fenômenos que caiam no gosto do povo, como, por exemplo, a garotinha Shirley Lima, com 10 anos de idade, era considerada uma verdadeira estrela-mirim, possuidora de uma voz belíssima e desenvoltura admirável no palco. Entre os adultos, destacavam-se a Fátima Oliveira, a Leneide Bastos, o Ray Brito, o Luiz de Assis, o então seminarista Teddy Max que se tornou cantor profissional famoso, e que faleceu no ano passado, e muitos outros.

A maior dificuldade para os encarregados da parte técnica, era a de encontrar os meios para proporcionar uma boa qualidade de som no ambiente interno da Casa Cristo Rei, com alto-falantes instalados no auditório e imensos aparelhos para possibilitar a transmissão do programa pela Rádio Educadora. Mas, tudo era resolvido com as “gambiarras” e os emaranhados de fios elétricos espalhados por toda parte e outras improvisações tecnológicas feitas pelo saudoso Djalma Serique, pelo José Maria e pelo genial Fernando Guarany. Graças a eles, do começo ao fim das apresentações, tudo funcionava satisfatoriamente.

Decorridos alguns meses de existência do programa, o Osmar Simões convidou-me para ser o seu parceiro. Aceitei o desafio. À princípio, eu era incumbido apenas da leitura de textos publicitários dos nossos patrocinadores. Decorrido pouco tempo, já devidamente familiarizado com o ambiente do palco e da platéia, passei a apresentar as atrações, intercalando esta tarefa com o Osmar e, às vezes, quando ocorria a ausência dele, eu atuava sozinho. Após um ano, o Osmar Simões, por falta de disponibilidade de tempo, resolveu afastar-se definitivamente do “Domingo Após a Missa”, pois além de apresentar na Rádio Educadora o programa “Tribuna Popular” (crônicas sobre assuntos da cidade) e as narrações e comentários de jogos de futebol, era gerente da agência local da Caixa Econômica Federal.

4 comentários:

  1. Ercio, o tio Osmar, foi, é e sempre será, um grande e inesquecível cidadão mocorongo. Exemplo para muitas gerações. Muito me orgulho de ter nascido na família Simões.
    Parabéns pelo resgate de nossa cultura e valores. Os homens que não tem passado, nunca poderão se orgulhar do presente e, nem ao menos vislumbrar algo de bom no futuro.
    Sou o Miguel Simões, mocorongo apaixonado, filho de Clarice e Simõeszinho, atualmente, ainda trabalhando no nosso querido Banco da Amazônia, exercendo a árdua missão de Gerente Geral, na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão... De olho na aposentadoria, para retornar ao meu lar.
    Sou e continuarei assíduo leitor desse espaço cultural e de entretenimento.
    Um grande abraço, meu Gerente. No início dos anos 80, tive o privilégio de auxiliá-lo, ainda na agência da minha amada Santarém...

    Miguel Simões.

    ResponderExcluir
  2. Ércio, o saudoso e amado tio Osmar, foi, é e sempre será, um grande exemplo de mocorongo para as gerações do passado, presente e futuro!
    Sou o Miguel Simões, filho de Clarice e Simõeszinho, atualmente, trabalhando ainda no Banco da Amazônia, na função de Gerente Geral, na cidade de Balsas no sul do Maranhão
    Parabéns pelo resgate a nossa cultura, e memória de um tempo que infelizmente não volta mais...
    Um grande abraço, desse seu auxiliar, na agência de Santarém, no início dos anos 80. Meu Gerente... saudades... Licurgo....
    Sou e continuarei assíduo leitor dessa fonte de laser e saudosismo!!

    Miguel Simões.

    ResponderExcluir
  3. Ercio, foram manhãs inesquecíveis. Estive lá muitas vezes. Moro atualmente em Belém, e a pouco tempo encontrei Graça, irmã da Shirley Lima e perguntei por ela (Shirley) e ela me disse que ela já era falecida. Fique triste pois ela se foi muito jovem.
    Tinha também outra menina que cantava lá aos domingos, a Luzineia Glória, que morava no bairro da Aldeia e estudamos na mesma sala no Colégio São Raimundo, e infelizmente ela também já é falecida. A última vez que falei com ela foi aqui em Belém e ela era funcionária da Caixa Econômica, inclusive ela me deu uma carona e fomos conversando. Daí não soube mais dela. Até pouco tempo que encontrei outra amiga nossa que confirmou ser verdade que ela havia falecido. Maria Helena Cadete, Rod.Mário Covas/Pass. Sta. Marta, 59, Coqueiro, Ananindeua/PA.

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena,
    É um prazer tê-la como leitora deste blog. Realmente, o E-29 Show revelou muitos talentos artísticos como a Shirley, a Luzinéia e muitas outras jovens santarenas. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir