Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Leitorado

De Guilherme F. L - bairro Canudos - Belém/Pará:
"Em Belém, logo após a realização do Círio, sempre surgem as polêmicas, as reclamações e sobretudo sugestões para que sejam implementadas mudanças no próximo ano, principalmente para encurtar o tempo e fazer com que a berlinda chegue mais cedo à Praça do Santuário. E sempre tudo gira em torno da corda, tida como a culpada pelos atrasos. Há quem defenda a sua extinção, colocando-a no rol do “já teve”, impossibilitando aos fiéis o pagamento de suas promessas puxando a corda com muito sacrifício, com muito amor, com muita devoção à Virgem Santa. Na minha modesta opinião, essa tradição não deve e nem pode ser interrompida, pois o povo quer que seja sempre assim e assim deverá ser, afinal, “a voz do povo é a voz de Deus”. Ninguém, mas ninguém mesmo, tem o direito de cronometrar e exigir pressa no modo de rezar e na louvável demonstração de fé dos promesseiros , considerados os “amigos da corda”.

Os “cordeiros” não devem ficar sem a companhia de sua querida Nazinha. A diretoria da festa deve estudar a possibilidade de fazer assim: colocar duas imagens de Nossa Senhora de Nazaré na procissão, sendo uma para ser acompanhada pelos apressadinhos que queiram almoçar e tomar todas mais cedo e, a outra, colocada dentro da corda, pois os adeptos desta certamente não se importarão nem um pouco com o passar das horas para agradecer as graças alcançadas, mesmo enfrentando o cansaço, o empurra-empurra e a sede.

Sei que esta minha sugestão, como tantas outras já feitas por católicos interessados em preservar a corda, não será levada em consideração porque, infelizmente, continua prevalecendo apenas a vontade dos considerados “donos do Círio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário