Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Não basta ter mais juízes para acelerar processos

Ter mais juízes trabalhando não é a solução para diminuir as montanhas de processos instaladas nos tribunais brasileiros. A conclusão é da cientista política Maria Tereza Sadek, professora da Universidade de São Paulo (USP).

Especialista em Judiciário, ela analisou, a pedido da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), dados da pesquisa Justiça em Números, compilados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Maria Tereza comparou a lista dos estados com mais juízes com a lista dos tribunais com maior número de processos aguardando julgamento.

Pelos dados, o maior número de juízes está no Espírito Santo, seguido de Distrito Federal e Amapá. Os estados não estão entre os com menos processos encalhados.

No quesito congestionamento, os tribunais capixabas estão em 18 lugar, os do Distrito Federal, em 13, e os do Amapá, em 19. As menores taxas de congestionamento ocorrem nos tribunais de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, nesta ordem. Esses estados não têm os maiores números de magistrados do país.

"Pode-se supor que, quanto maior o número de magistrados por cem mil habitantes, menor a taxa de congestionamento e vice-versa, sendo menor o número de magistrados, maior o percentual de congestionamento. Caso a hipótese fosse plenamente aceitável, as menores taxas de congestionamento deveriam estar no Espírito Santo, no Distrito Federal , no Amapá, em Tocantins, em Rondônia, em Mato Grosso", diz o estudo.

Quanto ao número de juízes para cada 100 mil habitantes, o estudo mostra grandes contrastes. Os estados mais ricos e desenvolvidos têm entre 8,58 e 7,25 juízes por 100 mil habitantes. Os demais, entre 5,26 e 6,64.

Para pegar exemplos extremos, o Pará tem quatro magistrados por 100 mil habitantes. O Espírito Santo, 12,8. O Rio está na média, com 5,8 magistrados por 100 mil habitantes.

O estudo conclui que não é o aumento de computadores, pessoal ou estrutura que resolverá os problemas do Judiciário. A fórmula seria adotar modelos de gestão mais eficazes. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário