Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Carta aberta ao deputado Vic Pires Franco

Deputado,

Não nos conhecemos pessoalmente. Mesmo assim, fui alvo de suas críticas em razão da minha participação, com outros blogueiros, no café da manhã oferecido pela governadora Ana Júlia Carepa.

Permita-me, inicialmente, esclarecer que há pouco mais de um ano mantenho atualizado quase que diariamente “O Mocorongo” e, reiteradas vezes, tenho dito aos meus leitores que esse modesto blog não tem lado político e nem fins lucrativos, é apenas um instrumento que me permite expressar, escrever, divagar, pensar, debater e contestar, sempre de modo respeitoso, os fatos que preenchem o nosso cotidiano nesse querido Pará, e de modo especial da minha querida Santarém – a Pérola do Tapajós. E o faço sem a preocupação de agradar e sem receio de desagradar quem quer que seja.

No campo da comunicação, deputado, procurei durante mais de 20 anos, desempenhar, senão com brilhantismo, ao menos com dignidade, atividades como locutor e apresentador de vários programas no rádio e na televisão de Santarém. E, graças a Deus, sempre desfrutei da admiração e do respeito de ouvintes e telespectadores da Rádio Rural e TV Tapajós.

Não sou jornalista, não sou escritor, não sou intelectual. Sou apenas um cidadão que gosta de escrever e de conquistar amigos através do meu blog. Mas sempre aprendi e sempre levei em conta que a liberdade de imprensa e o direito de opinião devem ser respeitados. Contudo, e lamentavelmente, muita gente que milita nesse ramo tem tido uma postura recalcada, rancorosa e desalinhada do bom senso. Esse comportamento, esse modo de agir, de achincalhar, agressivo, desrespeitoso e violento, não pode e nem deve ser admitido, incentivado e muito menos apoiado. Notadamente quando se tenta macular a honra e a dignidade de cidadãos e cidadãs, da maneira mais infame, mais sórdida, mais vil.

Deputado, convenhamos, criticando com base em boatos, disse-me-disse, ouvi dizer, mal-entendidos ou na ignorância dos fatos, o senhor insultou grosseira, vulgar e injustamente os seus colegas blogueiros. Ao agir assim, se excedeu no direito de crítica e avançou de forma abusiva no campo da ofensa pessoal ultrajante, aviltante e infamante, que atenta contra a dignidade da pessoa ofendida. Isso não é jornalisticamente ético. Liberdade de imprensa, sim, mas com responsabilidade.

Muitas vezes nos preocupamos a cuidar da vida alheia, medindo os atos, apontando e comentando os defeitos dos outros, como se fôssemos seus juízes. Lembremos-nos que o Mestre ensinou: “Não julgue para não ser julgado. Não condene para não ser condenado”.

Jamais, neste blog, fiz referências ao seu nome, à sua pessoa, principalmente quanto a sua atuação parlamentar. Sobre a sua digna esposa, senhora Valéria, sim, já tive a oportunidade de tecer elogios quando desempenhava o cargo de vice-governadora, com muito charme, muita classe, discreta, sem estardalhaço e, dessa forma, merecidamente, conquistou e continua conquistando a simpatia e o respeito dos paraenses, entre os quais eu me incluo.

Finalmente, desejo-lhe sucesso sempre crescente como homem público e que a felicidade reine em seu lar. Como blogueiro, que tenha milhões e milhões de acessos e de fãs. Mas, por favor: respeite as pessoas!

Da minha parte, procuro não cultivar o sentimento do ódio, pois me inspiro nesses pensamentos: “Não odeis pessoa alguma, nem mesmo os maus. Compadece-te deles, porque jamais conhecerão o único gozo que consola a vida: fazer o bem” (Anônimo) - .”Se sofreres uma injustiça, consola-te, pois a verdadeira desgraça é cometê-la”. (Pitágoras).

Se porventura julgar que eu cometi excesso nessas minhas considerações, peço desculpas, mas como dizem os juristas, só comete o excesso quem se encontra em estado de legítima defesa.

Um forte abraço do ERCIO BEMERGUY.

6 comentários:

  1. Muitissimo bem colocado senhor Ercio. Ninguém pode nivelar seus semelhantes por baixo, nem tampouco, rotular ideologias e pelo simples gesto de atender ao convite de uma autoridade que deseja estabelecer um diálogo, não demonstra a mínima intenção de SUBSERVIÊNCIA.
    Daí a impropriedade do comentário a que V.S. se insurge.

    ResponderExcluir
  2. Santareno macho! Aplaudo o teu posicionamento, firme e sobretudo capaz de mostrar a esse porralouca que as pessoas merecem respeito. E votam, também.

    ResponderExcluir
  3. O cara não foi convidado, foi barrado do baile e, enciumado, ofende os que mereceram
    estar presentes a esse café vedado aos pilantras e enganadores do povo. É uma pena pois vai sobrar pra mulher dele, tão educada, tão distinta e que tentará ganhar um cargo eletivo. Com um marido desse é impossível conquistar votos. Parabéns, Ercio, estás com razão e tiro o meu chapeu pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Égua! Que porrada bem dada! E vem mais por aí, deixa 2010 chegar. A sociedade, os eleitores belenenses haverão de expurgar esse tumor maligno da política. Pode esperar!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Ercio! A mulher do Vic, coitada, tão boa gente, deve estar morrendo de vergonha. Ela tem que dizer, já: "Sai daí amor! Esse teu blog vai acabar com a nossa carreira politica!"

    ResponderExcluir
  6. Ercio, te parabenizo pela carta, e mais, me associo aos blogueiros que, sem abdicar da sua independência de criticar o governo de Ana Júlia quando merecer, atenderam ao convite e, tenho certeza, foram bem recebidos. Isso demonstra que a governadora prestigia e respeita a mídia alternativa. Louvor a ela. O meu repúdio vai para aqueles blogueiros que lá não foram e se omitem, ficam na base do não estou nem aí para os insultos e as baixarias dirigidas a voces, seus colegas, por parte desse amolecado Vic. Alguns desses, já foram vitimas de agressões, de ameaças de morte e receberam apoio e solidariedade de todos voces que agora foram agredidos. Isso é chamado ingratidão.

    ResponderExcluir