Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ONGs critricam licença ambiental para Belo Monte

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) - sociedade civil sem fins lucrativos com sede no Estado de São Paulo - criticou duramente a aprovação da licença ambiental para construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. De acordo com a entidade, a obra irá causar profundos impactos na fauna e na flora, comprometendo a navegabilidade, a pesca e a agricultura.

Segundo a Abong, animais serão extintos e os modos de vida locais se perderão em definitivo; grandes áreas de bosques serão inundadas e 100 km do rio Xingu, um afluente do Amazonas - com largas cachoeiras e fortes corredeiras, arquipélagos, florestas, canais naturais rochosos - se tornarão secos ou serão reduzidos a um filete de água. 'E isto logo após a Conferência de Copenhague sobre a gravidade da questão ambiental no mundo atual', diz a entidade por meio de nota divulgada no dia 10 de fevereiro.

O documento contesta, ainda, a informação do governo de que Belo Monte gerará 11.233 megawatts. Segundo a associação, essa potência só será produzida durante quatro meses. Depois, o máximo que se conseguirá é 4.000 megawatts, ou seja, um terço do anunciado.

'O volume de terra a ser retirado para formar os canais será tão grande quanto aquele escavado para a construção do canal do Panamá. Milhares de pessoas dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo serão retiradas de suas terras compulsoriamente, tornando-se mais pobres. Um terço da cidade de Altamira ficará submerso. Os estudiosos afirmam que a construção de uma usina é apenas uma etapa: o projeto seria financeiramente deficitário caso se limitasse a uma única usina. Aprovada e iniciada a primeira, o projeto das outras quatro virá necessariamente', diz o relatório.

O texto começa afirmando que 'era uma vez ‘Belo Monte’' e dispara: 'Tão belo que despertou a sede insaciável dos monstros que vieram para ficar e somente deixarão a terra que há anos ocupam quando se apropriarem de vez de todos os rios, todos os minérios, toda a biodiversidade do pulmão do mundo que, já em estado grave, clama pela resistência ativa de seus habitantes naturais: os povos da floresta'.

Em seguida, a entidade detalha a localização da vila de Belo Monte e destaca que o rio Xingu possui a mesma biodiversidade em peixes que toda a Europa. É ali, continua a nota, 'que o governo brasileiro – tomando o nome da vila - pretende construir uma das maiores hidrelétricas do mundo. Este é um projeto do tempo da ditadura militar, data dos anos 70. Originalmente, previa a construção de cinco usinas na região'. Segundo a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), o governo passa por cima de uma série de exigências para conseguir aprovar o projeto. Entre elas estaria a realização de 27 audiências públicas para discutir o assunto. (Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário