Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Quem será o mais querido? Remo ou Paysandu? Flamengo ou Corinthians?

O instituto de pesquisa Datafolha divulgou ontem alguns resultados da pesquisa que faz anualmente sobre as maiores torcidas do Brasil entre pessoas com mais de 16 anos. Flamengo-RJ e Corinthians-SP permanecem na cabeça da listas, mas a maior novidade foi a aproximação entre os dois. Enquanto o Mengão perdeu dois pontos percentuais e foi a 17% da população nacional, o Timão cresceu um ponto, indo a 15%. Como a pesquisa tem margem de erro de 2%, há um empate técnico entre as duas maiores torcida do Brasil. Para a região norte o dado mais importante era saber quem apareceria em primeiro entre os clubes locais. Pelo Datafolha, que ainda não divulgou detalhes sobre a metodologia e as tabelas completas da pesquisa, realizada em 144 municípios, seria o Paysandu o dono da maior torcida do norte, a 20ª do Brasil.

A divulgação dos números pelo jornal "A Folha de São Paulo", na edição de anteontem, mesmo sem os detalhes citados acima, foi suficiente para criar polêmica em nível nacional. O mesmo aconteceu regionalmente. Os azulinos, que até hoje lembram do ano de 1947 e o Jornal "A Vanguarda", que naquele ano promoveu concurso para que se conhecesse o clube mais querido de Belém. Os leitores do jornal votavam viam cupons que vinham nas edições e, depois de meses de promoção, as urnas foram abertas dia 4 de dezembro de 1947. O Remo teve 43.038 votos e o Paysandu 39.639.

A Tuna Luso foi a sexta colocada, atrás ainda da Recreativa Bancrévea, Sete de Setembro e União Esportiva, clubes já extintos. Desde então os remistas passaram a chamar seu time de coração de "Mais Querido", nome da promoção do jornal. Outra sondagem relembrada pelos remistas é a de 2004, realizada pelo Ibope, encomendada pelo jornal paulista LANCE!. Nela, o Leão Azul aparece em 16º. Nessa, o time azulino tem 1,3 milhão de torcedores. Na do datafolha, o Papão aparece com 430 mil fiéis. Alguns números da pesquisa Datafolha são, de fato, estranhas, como a presença da Portuguesa de Desportos-SP à frente de clubes de massa como Coritiba-PR, Ceará-CE, Santa Cruz-PE, além da dupla paraense. O Remo sequer aparece entre os 23 melhores.

Empate técnico em nível nacional

O duelo fora dos gramados apimentou ainda mais o confronto de hoje entre Flamengo e Corinthians, no Maracanã. Em dezembro, numa pesquisa logo após o título brasileiro do Flamengo, 19% disseram ser rubro-negros. Agora, esse número é de 17%. Já o Corinthians cresceu 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 13% para 14%. Os rubro-negros continuam no topo da lista, mas, considerando margem de erro de dois pontos percentuais, foi caracterizado um empate técnico.

Na divisão por regiões, a torcida do Corinthians bate a do Flamengo no Sudeste (19% a 13%) e ainda consegue um empate técnico no Sul (8% a 7% para os alvinegros). Entretanto, os rubro-negros sobram no Nordeste (24% a 10%) e no Norte/Centro-Oeste (27% a 10%).

O Flamengo tem a vantagem de ter mais torcedores entre os jovens: são 22% de rubro-negros entre 16 e 17 anos, contra 17% de alvinegros. Isso pode garantir aumento da diferença de torcedores no futuro.

Os corintianos, entretanto, praticamente empatam com os rubro-negros no quesito renda familiar mensal. Nas que ganham dez salários mínimos ou mais, o Fla só tem 1% de vantagem: 17% a 16%. Isso pode ajudar o clube paulista a ter valores de patrocínio tão bons ou até maiores do que o carioca.

Distantes de Flamengo e Corinthians, os demais grandes clubes do país seguem bem próximos um dos outros. São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Vasco (4%) também estão tecnicamente empatados. Eles são seguidos por Grêmio (3%), Inter (3%), Cruzeiro (3%), Atlético-MG (2%) e Santos (2%). Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Ainda 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum.

Para a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, não se pode medir a paixão rubro-negra em apenas uma pesquisa. "Recebi esta notícia com muito bom humor. Este empate técnico não existe. Para acontecer, tiveram que tirar dois pontos da gente e colocaram mais dois no Corinthians. A pesquisa é válida, mas não tem como mensurar a nossa paixão em apenas uma pesquisa. Vários institutos deveriam ser ouvidos em todos os estados do País para depois se chegar a um número final", afirmou Patrícia, através da assessoria de imprensa.

"Mas não tem como negar: a nossa torcida, sem dúvida, é a maior e mais apaixonada do mundo. Só ela é capaz de mudar o rumo da história, somos uma nação", completou. Patrícia aproveitou para convocar os flamenguistas para o jogo de hoje, contra o Corinthians: "Vamos lotar o Maracanã e mostrar toda a nossa força".

Já o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, comemorou o resultado. "Sempre disse que o Flamengo pode ter dois ou três torcedores a mais, ou o Corinthians ter dois ou três a mais, mas está ali, pau a pau." (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário