Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 29 de junho de 2010

Abertura de capital da Cosanpa permite recuperação

Mesa oficial do evento

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai abrir parte do seu capital para a Caixa Econômica Federal por meio do programa de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dessa parceria deve sair, até o final do primeiro semestre de 2011, um plano de capitalização e modernização - que permite, inclusive, a participação de empresas privadas - para reerguer a estatal.

Ontem, o presidente da Cosanpa e secretário de gestão do governo do Pará, Edilson Rodrigues, assinou um termo de cooperação com a Caixa que vai permitir que o conselho curador do FGTS faça uma auditoria na empresa, capacitando-a a ser tomadora de recursos do fundo. O objetivo do programa de investimentos é fazer um diagnóstico e propor soluções para melhorar a saúde financeira das empresas de saneamento no País. O que vai possibilitar a elaboração de um plano conjunto de negócios, que permitirá à Caixa, com recursos do FGTS, ser acionista da companhia.

O superintendente regional da Caixa, Evandro Narciso Lima, explicou que serão procurados parceiros privados para se tornarem sócios do FGTS nesses investimentos. Porém, a participação majoritária permanecerá sempre com o Estado. "A participação do FGTS pode chegar até 49% das ações, no máximo. E ainda assim a nossa ideia é entrar no negócio, fazer os investimentos necessários e em seguida devolvê-lo, de forma que possam usar este legado para garantir a sustentabilidade da empresa", afirmou.

Narciso explica que o projeto surgiu a partir de um levantamento feito pelo conselho curador do FGTS, que constatou que das companhias estaduais de saneamento apenas sete estão aptas a tomar recursos do fundo. (Fonte: Amazônia / Foto: Max Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário