Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Crônica de José Wilson Malheiros:

TODO MUNDO DE VERDE E AMARELO

“O Brasil não tem povo. Tem público”. Esta frase sempre atual é do escritor Lima Barreto, criticando a passividade e alienação do povo brasileiro, ainda na época da proclamação da República, diante dos problemas sociais.

E vocês acham que muita coisa mudou de lá até hoje? O país, motivado e manipulado pela imprensa, pela mídia interessada em vender quinquilharias da Copa do Mundo, veste-se de verde e amarelo, enfeita as ruas, enfim, é uma alegria só, na espera do tão sonhado (por nós todos, é claro,) hexa.

Vemos nos jornais e na televisão, a falta de segurança, a violência desenfreada, a corrupção, a falta de saneamento, o ensino deficiente, a enganação da politicalha em cima do povão, ou melhor publicão, que confunde, de propósito o que é público com o que é privado, os problemas de trânsito, enfim, mazelas que nos perseguem desde o início da nacionalidade.

Concordo plenamente com a euforia e com os arroubos de patriotismo (desde que não exagerados) pela nossa seleção de futebol.. Mas gostaria que essa movimentação toda o povo, ou melhor o público também fizesse e se mobilizasse de forma permanente para resolver nossos problemas mais urgentes e degradantes, já que os de lá de cima, como regra, não estão nem aí para o povo, ou melhor o público.

Eu não sou mal humorado, pelo contrário, adoro futebol e já estou esperando ansioso os jogos para torcer pelo Brasil. Mas bem que todos poderiam aproveitar o ensejo e prosseguir com campanhas visando a solução ou pelo menos minorar os problemas da população, já que sem empurrão o carro não anda.

2 comentários:

  1. Grande, Dr. Wilson. Sua matéria é sensacional. Quem dera mesmo que o pessoal estivesse em mobilização permanenente.
    Wankes Jr. Belém Pará.

    ResponderExcluir
  2. É verdade,mesmo! Nós, brasileiríssimos, nos deixamos levar por essa onda futebolistica enquanto naufragamos em um mar de corrupção e descaso desses politicos que não estão nem aí para amenizar os problemas da saúde, segurança, educação e moradia que atingem principalmente a raia mais pobre da população.

    ResponderExcluir