Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ressaca pode durar 7 dias

Uma latinha aqui, outra dose ali, e o resultado da bebedeira de férias sempre termina em ressaca. Os principais sintomas desse mal-estar do dia seguinte a farra são fraqueza, vômito, tonteira, enjoo, sensação de queimação no estômago (azia), falta de apetite e muita dor de cabeça. A ingestão abusiva de álcool também provoca desidratação e, em casos extremos, pode agravar as doenças gastrointestinais, hepáticas e pancreáticas, alerta o médico gastroenterologista Albeniz Martins e Silva.

Whisky, vodka e cachaça - por serem muito forte - são as bebidas alcoólicas que mais favorecem a inconveniente ressaca, diz o médico. A mistura de bebidas, além de ser prejudicial à saúde, é dor de cabeça na certa no dia seguinte. "Apesar do álcool ser o mesmo em todas as bebidas, elas têm fórmulas e substâncias diferentes. Assim, a combinação de várias bebidas causa mais ressaca, pois o fígado trabalha mais", frisa Albeniz.

A única forma de não ter ressaca é não beber. Como isso é missão quase impossível para os amantes da geladinha, o médico recomenda alimentar-se antes da ingestão de bebidas. "É preciso literalmente ‘forrar’ a barriga. Petiscos são ótimos acompanhantes, mas prefira alimentos leves. Evite frituras, enlatados e carnes muito gordurosas", aconselha. "Também tome água, leite e sucos quando estiver bebendo", acrescenta.

Para curar a ressaca também não existe fórmula milagrosa. A maioria das receitas caseiras não funciona ou são apenas paliativos. Entre as balelas populares estão tomar colher de azeite de oliva, truque da torrada queimada e por aí vai. "Nada disso é eficaz contra a ressaca. Chás, aspirinas e outros remédios também não, pois eles só aliviam a dor de cabeça, mas o mal-estar permanece", explica o gastroenterologista, afirmando, ainda, que a "tese de rebater bebida" no dia seguinte também não adianta. "Tomar mais bebida dará a falsa ilusão que a ressaca passou, porque a ingestão de álcool excitará o organismo, dando mais ânimo a ele. A sensação de ‘estar tudo bem’, no entanto, é temporária, pois instantes depois os efeitos serão piores".

"Sopa, alimentos com caldo, água de coco e bebidas não alcoólicas ajudam a melhorar o estado de ressaca. Alimentos que contenham açúcar são importantes para repor a glicose. O repouso também entra na lista do kit pós-ressaca", ressalta o médico. (No Amazônia)

3 comentários:

  1. Barbie muito nesse réveillon,misturei wisky com cerveja e só parei no dia seguinte às 16:00hs,hoje já fazem 6 dias que sinto os sintomas leves da ressaca,estou preocupado,isso é normal ou devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  2. Minha ressaca dura 4 dias ou mais, as vezes até uma semana

    ResponderExcluir