Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Arquidiocese orienta católicos sobre o voto consciente

A Arquidiocese de Belém divulgou ontem um texto com orientações à comunidade católica para as eleições de outubro no Estado. Com o título "O direito e o dever no voto", a carta redigida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, lembra que os católicos estão ligados à realidade paraense e orienta a população a eleger políticos comprometidos com o combate aos problemas sociais, bem como candidatos que estejam em consonância com a doutrina católica. A Igreja ressalta, contudo, que não está ligada a nenhum partido ou grupo político.
Segundo dom Alberto, cópias da carta serão distribuídas nas igrejas da capital para que possam chegar às mãos dos católicos. Para o arcebispo, a carta serve de auxílio aos católicos, motivada também pelos padres da arquidiocese, que solicitaram o texto. "A Igreja quer dar uma orientação que permita aos católicos a preparação para o voto consciente. Ajudar a ter critérios que complementem na hora do bom voto. O que está na carta é uma orientação oficial, foi um pedido feito pelos próprios padres para a redação desse texto. Não queremos decidir pelas pessoas. Como sempre a igreja está aberta ao diálogo. Uma coisa são os candidatos, outra são as pessoas eleitas que se tornam autoridades legítimas. Nós queremos diálogo com as autoridades", explica dom Alberto, acrescentando que essa é a única orientação feita pela arquidiocese.

Dentre os pontos abordados no texto do manifesto, dom Alberto lembra que "voto não é mercadoria", conclamando os católicos a não trocarem seu voto por nenhum valor ou objeto. "Isto se chama corrupção!", afirma dom Alberto. O manifesto também alerta os eleitores católicos para o passado dos candidatos, lembrando a Lei da Ficha Limpa. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário