Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Nova rota para o trânsito em Belém

Mais uma via do conjunto de obras do projeto Ação Metrópole vai desafogar o trânsito na Região Metropolitana de Belém (RMB). A continuação da avenida Independência, da rodovia Augusto Montenegro até a avenida Júlio César, será liberada, hoje, pelo Governo do Estado. A abertura da via é mais uma possibilidade de rota para o escoamento de veículos da periferia ao centro da cidade e vice-versa. A coordenação do Ação Metrópole estima que o fluxo de veículos no novo trecho da avenida seja de 1.400 nos horários de pico.

A partir de hoje, a continuação da avenida Independência receberá o nome de um dos maiores escritores paraenses, Dalcídio Jurandir. Também serão entregues à população nesta manhã, o Parque Ecológico de Belém e o elevado Gunnar Vingren, localizado no cruzamento da avenida Dalcídio Jurandir com a avenida Júlio César. O elevado leva o nome do missionário evangelista, que atuou na Amazônia no século XX, e foi um dos fundadores da centenária Assembleia de Deus no Brasil. A inauguração será feita pela manhã, no entanto, os condutores só poderão trafegar pela avenida à tarde. A coordenação do Ação Metrópole garantiu que agentes de trânsito da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA) vão auxiliar os condutores nos primeiros 15 dias da liberação da nova via.

Com quase cinco quilômetros de extensão, a avenida Dalcídio Jurandir possui seis faixas de tráfego, sendo três no sentido Augusto Montenegro/Júlio César e outras três no sentido contrário. De acordo com o Ação Metrópole, seis linhas de ônibus vão passar pela nova avenida para atender às comunidades residentes naquele local, dos bairros periféricos e o centro. As paradas de ônibus também já foram instaladas no trecho, segundo informou a coordenação. Além disso, foram implantados dois radares de controle de velocidade a fim de evitar acidentes naquela área, já que residem muitas famílias ao entorno da avenida.

Com o intuito de fazer uma compensação ambiental em função do desmatamento que ocorreu para a abertura da via, um parque ecológico foi criado às margens da avenida Dalcídio Jurandir pelo Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Belém. O Parque Ecológico de Belém tem mais de 40 mil m² e foi equipado com centros de formação de educadores ambientais, além de uma extensa área com trilhas para caminhadas ecológicas e para o lazer. O parque também será inaugurado, hoje, a partir das 8h30. (No Amazônia)

2 comentários:

  1. aí Mocorongo linda essa Orla, Santarém, né?
    Nova Avenida inaugurada dei um apassada rápida por lá para ver o movimento pra semana irei para passar no elevado e conhecer a rota. Bj e desculpe a bricadeira de mocorongo... boa noite!

    tatiana_carv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tatiana, é um prazer tê-la como leitora.Volte sempre!

    ResponderExcluir