Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 23 de outubro de 2010

No Brasil, trabalhador da ativa financia aposentado

O Brasil adota o modelo de repartição, ou seja, trabalhadores ativos ajudam a pagar o benefício a quem já se aposentou. Não há idade mínima no regime de previdência da iniciativa privada, que tem hoje 23,9 milhões de aposentados.

No setor público, com 939,9 mil inativos, a idade é de 60 anos (homem) e de 55 anos (mulher). Para os dois sistemas, o tempo é de 35 anos, se homem, e de 30, se mulher.

Nos últimos anos, a única mudança significativa no regime de aposentadoria foi a criação do fator previdenciário, usado no cálculo do benefício do regime privado de aposentadoria e que considera valor das contribuições, idade e expectativa de vida, atuando como espécie de redutor.

A ideia é incentivar que o trabalhador fique na ativa o máximo possível, para aumentar o valor da aposentadoria. Ainda assim, essa medida só vale para o setor privado.

Em 2003, o governo mexeu na aposentadoria dos funcionários públicos, limitando o valor do benefício ao teto do INSS (R$ 3,4 mil, atualmente). Mas não tirou do papel o fundo de aposentadoria complementar para o segmento. Com isso, servidores continuam se aposentando com o salário integral. (Em O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário