Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 19 de outubro de 2010

TJE marca conciliação

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará já está trabalhando para a realização da 5ª Semana Nacional da Conciliação. A coordenadora do Movimento pela Conciliação do Judiciário Estadual do Pará, desembargadora Célia Regina Pinheiro, já encaminhou ofício para todos os magistrados solicitando o engajamento deles e que façam a triagem dos processos que têm possibilidade ou probabilidade de serem solucionados com conciliação e agendem as audiências para o período do evento. A 5ª Semana Nacional de Conciliação será realizada de 29 de novembro a 3 de dezembro.

Segundo a desembargadora Célia Pinheiro, a conciliação é "um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo". "O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, cria um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações", explica a desembargadora.

Célia Pinheiro ressalta, ainda, que com a conciliação todos saem beneficiados, já que as partes podem decidir juntas qual a melhor solução para cada caso. "Elas (as partes) ganham agilidade e eficiência na resposta da Justiça. Economizam tempo, dinheiro e sofrimento com o conflito. O caso se encerra naquele momento, não se prolongando por meio de recursos. Além, é claro, de não haverem vencedores e vencidos. O Judiciário ganha em rapidez, pacificação social e na diminuição do número de seus processos. Já o País ganha uma sociedade mais harmoniosa e feliz. Conciliar é pai d’égua!", diz a coordenadora. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário