Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tristeza

Grata lembrança: Dororó e eu (Ercio)

Morreu ontem à noite em Santarém, WILDE DIAS DA FONSÊCA (Dororó), professor, maestro, músico, compositor e escritor muito querido na cidade. Seu corpo está sendo velado na Igreja do Santíssimo.

Wilde Fonseca era irmão do maestro Isoca (Wilson Fonseca). Tinha 90 anos. Deixa viúva a Srª. Madalena Santos Fonseca, com quem teve 4 filhos: José Wilde, José Agostinho, João Paulo e Benedito Augusto. No primeiro casamento, Dororó teve dois filhos: José Augusto (falecido) e Bernadete (que mora em São Paulo).

Descanse em paz meu amigo, Tio Dó!
Aos seus familiares expresso as minhas condolências.

11 comentários:

  1. MAESTRO DORORÓ RETORNA À ORQUESTRA DO SENHOR

    Em sua homenagem, eu compus esta música, cuja letra transcrevo:

    MARCAPASSO [1]
    (chorinho)
    Música e letra: Vicente José Malheiros da Fonseca
    (Belém-PA, 02.08 e 05.08.2007)

    Neste chorinho
    Que bate emoção
    Já nem sei
    Que dizer
    Sigo o meu coração
    Que pulsa
    Do lado
    Esquerdo
    Do peito
    No passo
    Do choro
    Que canto
    Sem jeito
    Sei que é preciso te falar, como não,
    Cada compasso marca passo feliz
    Mas o aparelhinho que implantaram logo em mim
    Bem que não faz mal, eu vejo as coisas sempre assim
    Sigo cantando nesta vida
    Como sempre faço
    No espaço
    No abraço
    Sou Dororó
    Neste chorinho todo prosa, veja só!
    Cuidado, segura, termina em dó...


    ...

    Abraços.
    Vicente Fonseca.
    P.S.: amigo Ércio, veja dados biográficos do Tio Dororó e foto que enviei, por e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Meus pêsames queridos primos e Madalena.Ficam agora as boas recordações e certamente o "Grande tio Dororó deixará muitas saudades.Lembro-me dessas palavras:"obrigado Senhor pela longevidade que me deste, pelos frutos que produzi e por fazeres nascer e viver neste paraíso que é Santarém do meu coração"(comemoração de seus 90anos,dez/2009.
    Tio Dó descanse em Paz.Deus lhe reservou um lugarzinho no paraíso.
    Conceição Fonseca-(sobrinha)
    Florianópolis(SC)

    ResponderExcluir
  3. Fui aluna do professor Dororó. Que Deus o tenha com muito amor. Selma Catarina Melo - São Paulo~/SP

    ResponderExcluir
  4. A cultura santarena perdeu um dos seus mais brilhantes membros. Um pequeno grande homem! Merece ser homenageado pelo poder público com o seu nome em uma escola, uma rua, e erguido um monumento para que o povo e a cidade de Santarém, que Dororó amou tanto, possa lembrar, sempre, do seu grande talento. Pêsames aos seus familiares. - Mario Jorge Moreira - Belém

    ResponderExcluir
  5. Dororó, amigo: descanse em paz ao lado de Deus! À sua fanília, os meus sentimentos. Carlos Firmino Siqueira / Marabá

    ResponderExcluir
  6. Possuo todos os livros escritos por Wilde Fonseca. Ninguém, mais do que ele, conhecia a história de Santarém. Perda lamentável! Apresento condolências aos seus familiares. Conceição Silva Teixeira - de São Luiz~Maranhão

    ResponderExcluir
  7. Estou em Santarém, para o sepultamento do tio Dororó, meu padrinho.

    Depois da Missa de corpo presente, na Igreja do Santíssimo, em Santarém, eu depositei a partitura da musica "Marcapasso" (chorinho), de minha autoria - cuja letra está acima transcrita - no ataúde de meu querido tio Dororó, a exemplo que fiz com a Valsa Santarena nº 51 ("Lira Iluminada"), que compus em homenagem a meu saudoso pai Wilson Fonseca (maestro Isoca), em 2002.

    Dentre as homenagens prestadas ao tio Dororó, durante a Missa, destaco a participação emocionante da Filarmônica Prof. José Agostinho, sob a regência do maestro João Paulo Santos Fonseca, meu primo; e da Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca, sob a regência do maestro José Agostinho da Fonseca Neto, meu irmão.

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir
  8. Ercio,
    Fiquei triste e chorei ao saber pelo teu blog, que o meu inesquecível professor Dororó morreu. Era figura maravilhosa, sempre pronto para ensinar a quem o procurava, sobre a história de Santarém. Que os seus familiares tenham conformação, pois o Tio Dó está no céu, com certeza! Claudia Figueira Fernandes/Recife

    ResponderExcluir
  9. Soube que nenhum politico santareno compareceu ao velório e ao sepultamento de Dororó. Com certeza não fizeram falta no meio de centenas de pessoas de todas as idades e classes sociais que prestaram homenagem a esse talentoso, humilde e querido filho de Santarém. Louvo a tua iniciativa, Ercio, de dar destaque no teu blog, de homenagear esse ´mocorongo` tão ilustre.

    ResponderExcluir
  10. Sabe que ninguém sentiu falta de políticos no velório do Tio Dó, pois as pessoas que lá estavam(e eram muitas) são realmente amigas, alunos e até anônimos que talvez nunca tivessem falado com êle, mais estavam lá para homenagear um Santareno Ilustre que não precisava de nem mídia e nem holofotes o talento dele dizia tudo... os políticos que se danem!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. maria suely viana lima7 de novembro de 2010 às 13:43

    Dororó era como o sol, que não espera fama nem aplausos, simplesmente "BRILHA".
    Santarém nunca vai esquecer esse filho ilustre!

    ResponderExcluir