Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 12 de março de 2011

Museu Emílio Goeldi perde o pesquisador Osvaldo Cunha

Morreu na madrugada de ontem Osvaldo Rodrigues da Cunha, pesquisador e um dos antigos naturalistas, que representa toda uma geração de pioneirismo na pesquisa científica na Amazônia. Cunha "foi responsável pela recuperação das coleções geológicas e paleontológicas do Museu Emílio Goeldi e pioneiro nas pesquisas detalhadas sobre o conteúdo malacológico da Formação Pirabas" disse Maria Inês Ramos Feijó, pesquisadora da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do parque zoobotânico, durante um discurso em homenagem a Cunha no XXI Congresso Brasileiro de Paleontologia, ocorrido em Belém em 2009.

Para o diretor do Museu Goeldi Nilson Gabas, "o Museu Goeldi perde um pioneiro na pesquisa, um profundo conhecedor das ciências naturais e um apaixonado pelo nosso museu. A comunidade científica lamenta essa lacuna que ficará sem a sua rica e competente contribuição à pesquisa e à vida".

Com grande contribuição de Osvaldo, os estudos de Herpetologia da Amazônia tiveram grande desenvolvimento no Museu Goeldi. O primeiro trabalho sobre lagartos da região foi publicado em 1958 (Cunha, 1958). Mas o estudo que marcaria o ponto de desenvolvimento da Herpetologia na instituição seria divulgado em trabalho publicado por ele em 1961. (No Amazônia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário