Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 26 de março de 2011

Neste sábado o mundo apaga as luzes

Promover a conscientização sobre o uso de recursos naturais pela humanidade. A ação simbólica a Hora do Planeta será realizada hoje, 26, em 4.616 cidades em 128 países. Em Belém, o Bosque Rodrigues Alves, na avenida Almirante Barroso, ficará por uma hora com as luzes apagadas. Mas a capital paraense este ano não aderiu oficialmente ao ato, como nos dois últimos anos, quando programações culturais foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) em diversos pontos da cidade.

Dos 144 municípios do Pará, somente dois, Bragança e Tucuruí, a 520 quilômetros (km) de Belém, entraram na lista de adesão à 3ª edição do evento criado pela Organização Não-Governamental (ONG) WWF. Até mesmo Paragominas, detentora do título "município verde", não vai participar. O ato sugerido pelos ambientalistas consiste em não acender nenhuma lâmpada ou aparelho que consuma energia elétrica durante sessenta minutos, nos horários entre 20h30 e 21h30. De acordo com a estimativa da WWF, mais de um bilhão de pessoas participaram da ação ao redor do mundo no ano passado.

Para celebrar o acontecimento, a ONG paraense Noolhar vai estar com um barco aportado no cais da Estação das Docas a partir das 20 horas. Na oportunidade, a iluminação será à luz de velas e haverá um debate sobre sustentabilidade. O coordenador da ONG, Marcos Wilson, explica que o evento é uma chance de reunir a família e os amigos para discutir os problemas ambientais cada vez mais evidentes. "Não foi à toa que as marés subiram expressivamente ao longo da semana em Belém. O fenômeno, que atrapalhou a rotina dos habitantes, é uma prova que já somos afetados pelas mudanças climáticas", ele ilustrou.

Em Bragança, as luzes do mirante de São Benedito ficarão apagadas no horário previsto pela ação mundial. A secretária municipal da cidade que fica a 211 km de Belém, Ângela Maria Begot, afirma que a manifestação, inédita no município, desperta a curiosidade dos bragantinos. "As pessoas querem saber o que é a Hora do Planeta. A maioria nunca tinha ouvido falar. Vamos aproveitar o desligamento das luzes para esclarecer as dúvidas da população a respeito da conservação ambiental", destacou a titular da pasta.

A Secretaria de Meio Ambiente de Belém (Semma) explicou que este ano fez, ao invés de fazer uma programação mais extensa, a exemplo de 2009 e 2010, promoveu uma campanha interna com os servidores do órgão e direções dos prédios públicos municipais. Além do Bosque, a sede da Semma também ficará com as luzes apagadas. Ainda na capital paraense, a empresa de telefonia TIM vai desligar o banner localizado na Doca de Souza Franco, uma das principais peças publicitárias da marca na cidade.

As outras empresas e instituições que aderiram à causa no Pará foram a Unimed Belém, o colégio Marista, a Escola Superior Madre Celeste (Esmac), o hotel Crowne Plaza e Hilton e a loja Cobra D’água Store, do município de Santarém. Para conhecer mais detalhes a respeito da iniciativa, basta acessar a página eletrônica www.horadoplaneta.org.br. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário