Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 17 de março de 2011

Obama no Brasil (crônica de José Wilson Malheiros)

Eu tinha quinze anos e estava em São Paulo.

Fui ver, boquiaberto, na avenida São João, o presidente americano Dwight Eisenhover , o Ike, desfilando num Cadilac preto, a céu aberto, acenando para a população, ao lado do então presidente Juscelino.

Naquela época de 1960, ver um presidente americano ao vivo, era mesmo que presenciar um ET chegando de outro planeta. Mas, os tempos são diferentes. Agora outro presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vem nos visitar.

Segundo diz a imprensa, vem também fazer turismo e vai, com certeza, ficar maravilhado com a paisagem do Corcovado, no Rio de Janeiro, vai discursar em plena Cinelância, coisa que lá em seu país seria bem mais difícil, com a neurose que eles têm de assassinar presidentes.

Deveria ser levado ao Maracanã pra ver um Fla-Flu. Aposto que ia gostar.

Se antecipasse um pouco a viagem, poderia ser convidado, com a primeira dama, para desfilar em um carro de destaque em uma escola de samba.

Talvez seja entevistado pela Hebe Camargo, pelo Amaury ou pelo Jô Soares . Com certeza vai ser perseguido pelo “Panico” e pelo “CQC”.

As revistas de fofoca vão falar sobre os trajes da esposa Michele e possivelmente dos vestidos da inseparável Hilary, se ela vier junto.

E quem sabe ele não dá uma esticadinha até a Bahia para conhecer o Pelô e outros balangandãs da boa terra...

Pra valer, mesmo, dizem os entendidos que ele vem para"forjar novas alianças para o progresso das Américas". Vai se reunir com a Dilma Rousseff para conversar, obviamente, sobre assuntos de interesse comum. Dilma tinha uma viagem planejada aos Estados Unidos em março, mas resolveu esperar o colega por aqui, mesmo.

Os comentaristas dizem que o Brasil, agora, passou a ser um parceiro importante, com muitos objetivos em comum, o que não deixa de ser verdade, ante a propalada decadência do império ianque e a subida do Brasil no ranque econômico das nações mundiais.

Alô, assessoria: coloquem o homem para conhecer o Marajó e Alter do Chão, a praia mais bonita do mundo, segundo o príncipe inglês (que não conheceu, claro, a região do Arapiuns, no Tapajós...)

5 comentários:

  1. Doutor Wilson, parabéns por sua crônica. Leve, mas séria.
    Wankes Jr.
    Monte Alegre/Belém do Pará.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, e com todo respeito, considero que a primeira dama Michele faria sucesso como destaque da minha Mangueira querida. Gostei da crônica. Sds Marinaldo Vasconcelos - Rio de Janeiro/Ipanema

    ResponderExcluir
  3. Doutor Malheiros, sou admirador de seu estilo de abordar temas da atualidade ou não. Um ponto a destacar: quando presidentes do Brasil visitaram os Estados Unidos, não teve nenhum oba-oba, nem esquemas especiais de segurança. Somos submissos aos gringos, sim.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de estilo. Assunto atualíssimo.
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Que bom mesmo se o Obama fosse conhecer as belezas de Santarém. Bela sugestão.
    Arapiuns é uma beleza.

    ResponderExcluir