Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 24 de abril de 2011

Morre o criador do CD

A Sony anunciou ontem, 23, em Tóquio, a morte do ex-CEO da empresa (entre 1982 e 1995) e conselheiro, Norio Ohga, aos 81 anos. De acordo com informações do site da companhia, o executivo teve falência múltipla dos orgãos. Norio Ohga foi um dos principais criadores do Compact Disc (CD) na Sony. O formato começou a ser vendido em 1982 e em apenas cinco anos o formato superou as vendas do Long-Play (LP).
Resumo histórico do CD:

1975 – Sony começa de forma independente as pesquisas em tecnologia a laser e discos ópticos
1976 -
Sony anuncia a criação de disco óptico digital de áudio
1977
- Philips inicia as pesquisas em tecnologia laser e discos ópticos
1979 -
Philips anuncia na Holanda o protótipo de CD-ROM
Final de 1979 -
Sony e Philips unem forças para desenvolver um novo disco digital de áudio
1982 -
Sony inicia as vendas do CD

Como é composto o CD?


O Compact Disc é um disco de acrílico onde é impressa uma espiral – com 22.188 voltas, total de 5,6 km de extensão. As informações são gravadas em furos na espiral impressa, assim criando pontos brilhantes e escuros (chamados de bits ou dados binários), nos quais estão armazenadas as informações como dados, músicas e jogos.

O CD tem quatro camadas: rótulo, feita com uma camada adesiva (D); camada de acrílico, que tem os dados do disco (C); uma camada reflexiva composta de alumínio (B); e por fim, a camada de plástico, feita de policarbonato (A), onde o leitor óptico faz a leitura dos dados (E). Geralmente o CD tem 12 cm de diâmetro e nele é possível armazenar cerca de 80 minutos de dados de áudio ou 700 MB com outros formatos de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário