Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Polícia orienta veranistas para prevenir arrombamentos nos imóveis da capital

A partir de 1º de julho, quando começa o veraneiro, deixar a casa vazia em Belém pode ser uma grande dor de cabeça. A Polícia Civil do Pará garante que aumenta neste período a quantidade de arrombamentos na Região Metropolitana de Belém (RMB). Em julho passado houve 277 registros de arrombamentos nas delegacias da RMB, cerca de 10 por dia. Em meses fora do período de férias, os registros não passam de 240.

O major Leno Carmo, da Polícia Militar, recomenda que as famílias evitem chamar a atenção para a viagem e informem a um parente ou vizinho de confiança a respeito da data de partida. "As pessoas às vezes imaginam que não devem avisar ninguém para não deixar a casa mais visada. Mas é importante que pelo menos alguém saiba e possa ir de vez em quando até a residência para ver se está tudo em ordem", alertou.

A discrição é outro requisito essencial para preservar o patrimônio quando a cidade estiver vazia, sobretudo, aos finais de semana de julho. "Nas mídias sociais, não é recomendável publicar que vai viajar com a família durante o mês inteiro, pois junto a outras informações adicionais postadas, pode ser possível identificar o endereço da residência", advertiu. "Além disso, se o proprietário possui assinaturas de jornais e revistas, deve pedir à central de atendimento que envie o material para outro endereço. O acúmulo dos papéis pode ser uma evidência de que a casa está mesmo vazia", assinalou o militar.

Também são fundamentais a colocação de cadeados e trancas na parte interna do domicílio e o cuidado de verificar se na residência não há brechas de entrada que facilitem roubos e arrombamentos. "As pessoas que ficam em Belém também devem prestar a atenção em atitudes suspeitas, como pessoas estranhas próximas a garagens ou que parecem rondar a residência dos vizinhos", explicou.

Ele recomenda que as suspeitas sejam informadas pelo número 190, do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) ou direto à delegacia do bairro. O militar reitera que deixar luzes acesas na casa não surte o efeito de dissuadir os ladrões do arrombamento. "Se a luz fica ligada o tempo inteiro, de dia e de noite, é sinal que na residência não tem gente para desligar o interruptor", constata o militar.

Dicas para evitar ação de ladrões

 Desligue a campainha, pois é uma forma de pessoas mal intencionadas verificarem se há alguém na casa

Quando for viajar, carregue malas e bagagens para seu carro em horários de menor exposição e se detectar a presença de estranhos em atitude suspeita, acione o 190 (Ciop)

Instale trincos, travas, trancas, correntes e grades de segurança nas portas e janelas ou nos pontos mais vulneráveis, como suportes de aparelhos de ar condicionado

Preocupe-se sobretudo com as dependências na parte de trás da residência, trancando as portas intermediárias e isolando-as se possível

Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo

Evite postar nos sites de relacionamento a intenção sobre viagens ou ausências de casa. Oriente seus filhos e empregados a seguirem o mesmo procedimento. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário