Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sites terão segurança reforçada no Pará

Após a invasão de um grupo de hackers no final de semana, o portal da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) voltou a funcionar parcialmente no final da manhã de ontem. O ataque da facção conhecida como @lulzsecbr ao site da PMB foi o 26º ocorrido no Brasil, em menos de uma semana. Desde a última quarta-feira sites de órgãos governamentais, como a Presidência da República, a Receita Federal e a Polícia Federal, vêm tendo burlados seus esquemas de segurança e passado a conter mensagens de repúdio e de protesto ou ainda ameaças de novas incursões.

A página da prefeitura na internet é gerida pela Companhia de Informática do Município de Belém (Cinbesa), também responsável pelo portal da Câmara Municipal de Belém (CMB). Os problemas deixados pelos cyberpiratas fizeram com que o site da CMB também ficasse inoperante, voltando ao ar no mesmo instante em que o acesso ao Portal Belém, da PMB, foi restaurado.

Para evitar que novos ataques aconteçam, a Cinbesa e órgãos do Estado tomaram medidas de segurança. Os portais da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que também ficaram inoperantes durante todo o domingo, voltaram a funcionar ontem pela manhã. Nenhum dos dois órgãos confirmou o ataque de hackers como principal motivo para a inacessibilidade dos sites.

Embora a invasão do portal da PMB tenha ocorrido na noite de sábado, o problema só foi detectado na manhã de domingo. A primeira ação providência tomada pela Cinbesa foi desabilitar o portal de notícias. Durante todo o domingo e parte da segunda-feira, foi feita uma varredura com o objetivo de detectar pistas deixadas pelos invasores. Conforme a diretora de Tecnologia da Cinbesa, Joana D’Arc de Sousa, a incursão dos piratas de internet ao site da PMB não causou prejuízo ao município. Ela garantiu que não foram quebrados os protocolos de segurança.

As perdas ficaram apenas por conta das notícias que são publicadas no site da Prefeitura de Belém, que teve interrompida a atualização de informações. A regularização do canal de notícias deve ocorrer hoje, segundo informações da PMB.

Conforme avalia a diretora da Cinbesa, o maior prejuízo está no fato de a população não poder acessar, por pelo menos um dia, o conteúdo do site. Entre outros serviços de interesse público, o portal do município disponibiliza a emissão de documentos de segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), certidões negativas e contracheques, além do acesso às notícias e fotos de assuntos de interesse da prefeitura.

A Polícia Civil informou que, por não se configurar um crime virtual - não tendo havido, por exemplo, o furto de dados -, a Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos, vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado, não foi acionada para investigar o caso. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário