Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Divisão do Pará: ´A favor` ou `contra`, disponham deste blog

"O que a divisão do Pará vai causar é a divisão da miséria!" - "É um projeto enganoso, de conotação política egoista que atende apenas os interesses de grupos oportunistas". - Isto é o que se lê e se ouve sobre a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás. Campanhas bem articuladas estão sendo organizadas por entidades classistas, como a Associação Comercial do Pará, por exemplo, para conscientizar os paraenses no sentido de dizerem NÃO quando forem realizados os plebiscitos.

Será verdade tudo isso e muito mais que os antiseparatistas escrevem e dizem, apontando apenas os malefícios que serão causados com a criação desses dois novos Estados? Talvez sim, talvez não... Porém, para que não haja dúvida e o povo possa avaliar e decidir-se contra ou a favor, é preciso que os supostos líderes dos movimentos separatistas, façam chegar aos ouvidos de todos os habitantes do Pará, informações bem claras e objetivas sobre o projeto de emancipação, sinalizando e justificando muito bem quais são as perspectivas para a melhoria das condições de vida de quem atualmente vive nos municípios que constituirão os pretendidos Estados do Tapajós e de Carajás.

É importante, é imprescindível, a união de todas as lideranças que atuam nos setores econômico, social, cultural, empresarial e político das regiões Oeste, Sul e Sudeste do Pará, para enfrentar e contestar, com argumentos convincentes, aqueles que pensam e dizem , como no samba de Lupicínio Rodrigues, que "é melhor viver juntos do que chorar separados". Se isto não for possível, se continuarem calados, é melhor desistirem da luta e, sobretudo, deletar o sonho de serem chamados "tapajoenses" ou "carajaenses".

Este blog, democraticamente, publicará opiniões, notícias e comentários que receber dos leitores ou pinçados de jornais, blogs, sites, twitter, etc., objetivando incentivar debates e a formação de consciência crítica e de ações para fortalecer os movimentos - contra ou a favor - em torno da criação dos novos Estados. Para aglutinar as postagens sobre este assunto, já criamos o marcador denominado NOVOS ESTADOS, ao lado direito da nossa página principal. É só clicar!

Obs: Postagem idêntica fiz em maio p.passado:Novos Estados: ´contra` ou ´a favor`, disponham deste blog

2 comentários:

  1. Prezado Ércio,

    Folgo em saber que o blog se dispõe a fomentar o debate de idéias e posições em torno do plebiscito que decidirá os destinos de nossa terra em 11 de dezembro. Sou leitor contumaz de seu blog e ainda hoje havia pensado em postar um comentário, ao ver, mais uma vez, publicados nele tão somente comentários ou matérias francamente favoráveis ao Não, à emancipação do Oeste do Pará. Estranhava que um blog denominado O Mocorongo e escrito por um Santareno,servisse de porta-voz unicamente, para aqueles que, na minha opinião, de maneira equivocada e usando argumentos simplistas, se opõem a nossa justa aspiração de tomar em nossas mãos as rédeas de nosso destino.
    Diante de sua informação de que o blog servirá, também, para divulgar posições favoráveis à nossa emancipação, declino de sugerir, como havia pensado anteriormente, que o blog passasse a chamar-se "O Papa-Açaí", ao invés de "O Mocorongo" ... rsrsrsrs

    Saudações Tapajônicas


    Nilson Vieira

    Em tempo: Estado do Tapajós, 77, SIM !!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Nilson.
    Postagem idêntica fiz em maio/2011, conforme acrescentei hoje no rodapé da postagem de ontem. Entretanto, os do SIM pouco ou nada dizem, comentam, enfim, ignoram a existência deste modesto blog que de acessos já tem mais de um milhão de fiéis leitores, um deles, você, para satisfação minha. Saudações "mocorongas" e um forte abraço.

    ResponderExcluir