Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Justiça Eleitoral: Horário ampliado começa hoje. Plebiscito motivou mudança.

Os cartórios eleitorais do Pará começam, a partir de hoje, a funcionar em horário diferenciado em função do plebiscito sobre a divisão do Pará. Até a sexta-feira o atendimento ao eleitor será das 8 às 15 horas. Três horas a mais que o habitual. O prazo para alistamento eleitoral e transferência de títulos termina no dia 11 de setembro. No próximo sábado, 3 de setembro, o funcionamento dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor será das 8h às 12h. No período de 8 a 11 de setembro, última semana de cadastramento, o atendimento ao público será prolongado até as 18 horas.

"O importante é que o eleitor não deixe de votar de forma consciente no plebiscito porque esta é uma consulta muito importante para todo Pará", afirmou o presidente da Justiça Eleitoral, desembargador Ricardo Nunes. Ele ressalta que após o prazo, os serviços continuarão sendo prestados pelos cartórios eleitorais no horário normal de atendimento, no entanto o eleitor com pendências junto à Justiça Eleitoral não poderá participar do plebiscito. Por lei, a inscrição e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Aqueles que completarem 16 anos até 11 de dezembro poderão votar desde que solicitem seu título dentro do prazo previsto pela legislação.

Para facilitar o acesso ao cadastro eleitoral, o TRE disponibilizou o Expresso Eleitoral, uma central de atendimento ao eleitor itinerante que está percorrendo vários bairros de Belém e também os municípios de Cachoeira do Piriá, Bujaru, Colares, Benevides e Marituba.

Nos dias 3 e 10 de setembro, este serviço estará disponível na praça Batista Campos, em Belém, das 9h às 15h. No dia 3 o serviço também estará disponível no conjunto Panorama XXI, no bairro da Nova Marambaia, em Belém. Até o dia 10, o Expresso Eleitoral aporta no conjunto Jardim Sideral, na escola Márcio Ayres, situada na rodovia do Tapanã, e no conjunto Park Modelo, no bairro do Curuçambá. O presidente alerta para que os interessados não deixem para fazer as alterações na última hora.

Como obter o título eleitoral

 Para obter o título pela primeira vez, a pessoa residente no Pará deve procurar o cartório eleitoral correspondente ao seu bairro, com o RG ou outro documento que o identifique, comprovante de quitação do serviço militar e comprovante de residência. Quem mora no interior deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade.

 Em caso de transferência, o eleitor deve apresentar RG, comprovante de residência, título eleitoral e ainda um comprovante de que mora no domicílio eleitoral há pelo menos três meses.
 O eleitor portador de deficiência física que não está inscrito em uma Seção Especial deve solicitar transferência para uma delas, a fim de evitar aborrecimentos no dia da votação.

Cronograma do Expresso Eleitoral

03/09/11 - das 9h às 15h - Panorama XXI, Qd 10, Casa 17 – Nova Marambaia
03/09 e 10/09/11 - das 09h às 15h - Praça Batista Campos - Batista Campos
04/09/2011 - 9h às 15h - Avenida S. Pedro, Conjunto Xingu, Qd 17, nº 79 - Jardim Sideral
04/09/2011 - 9h às 15h - Escola Márcio Ayres. Rodovia do Tapanã próximo ao Cemitério Tapanã
10/09/2011 - 9h às 15h - Park Modelo - Curuçambá
(Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário