Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Senado da República festeja o Círio de Nazaré

Cesar Neves, Marinor, Marta Suplicy e Dom Alberto na mesa principal com a imagem da Virgem de Nazaré
Natália Rodrigues cantando ´Vós sois o Lírio Mimoso`

O Senado Federal comemorou ontem (28) a 218ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior manifestação de fé do povo paraense. Por quase duas horas, parlamentares e funcionários da Casa reverenciaram a Santinha e relataram a grandiosidade da procissão de Belém. Antes da imagem peregrina ser apresentada no plenário, ela foi conduzida pelos devotos, em cortejo, pelo "túnel do tempo", corredor que liga o plenário ao gabinete dos senadores. A miniprocissão saiu do gabinete da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), autora do requerimento solicitando a comemoração.

A sessão solene foi aberta com a execução do hino nacional e do hino do Estado do Pará. Em seguida, a cantora Natália Rodrigues, filha do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), interpretou o cântico "Vós sois o Lírio Mimoso", o hino oficial do Círio de Nazaré. Marinor Brito afirmou que o Círio é a "principal festa católica do país" e informou que, em 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) instituiu o evento como patrimônio cultural imaterial. A senadora disse ainda que o Círio é uma manifestação ecumênica e pluralista que une praticamente toda a população paraense. "O Círio, realizado há mais de 200 anos, reflete a história de luta, de coragem, de ousadia, do povo do Pará, do povo da Amazônia em busca de dias melhores. Ele simboliza a fraternidade, a solidariedade, porque, nesse período, as famílias, os amigos se reúnem. Isso é um símbolo importante para a contemporaneidade, para os momentos difíceis que estamos passando no mundo, sobretudo no Pará", disse.

A 1ª vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP) disse que o Círio de Nazaré "é uma jóia da cultura brasileira e uma das maiores manifestações religiosas da cristandade". "Já fui ao Círio uma vez, na condição de ministra da Cultura, e confesso que nunca vi uma manifestação popular de fé tão forte. E acho que, dificilmente, verei outra manifestação com tanta participação de público. É emocionante!", relatou.

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que foi morar em Belém aos 16 anos, para estudar medicina, quando percebeu a devoção do povo e pediu à Virgem de Nazaré a graça de ser aprovado no vestibular, com a promessa de, se atendido, acompanhar o Círio com as apostilas do curso - e assim aconteceu. Segundo o parlamentar, a procissão ultrapassou as fronteiras de Belém, tendo similares atualmente em praticamente toda a Amazônia e outros estados brasileiros.

Em seu pronunciamento o senador paraense Mario Couto (PSDB-PA) agradeceu as bençãos que tem recebido da ´Mãe querida, Nossa Senhora de Nazaré`.

Senador suplicy pede à virgem o fim da corrupção no Brasil

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi outro orador que disse impressionado com o Círio de Nazaré. Ele disse que, por duas vezes, acompanhou a procissão em Belém. Da tribuna, o senador pediu à santa que intercedesse pelo fim da corrupção no Brasil. "Que ela possa contribuir para que, em verdade, todo e qualquer brasileiro e brasileira venha a agir de acordo com os valores cristãos, com os valores da honestidade, com a busca da ética, da verdade, da realização da justiça, da liberdade, da fraternidade, da liberdade e da democracia", disse.

O coordenador do Círio de Nazaré, o médico Cesar Neves, afirmou que se trata de "uma festa inigualável". Ele disse que tem estudos que comprovam que o Círio de Nazaré é "a maior manifestação religiosa de todo o mundo". Ele destacou, ainda, que há uma redução impressionante do índice de criminalidade no Pará durante a festa, que também traz ao Estado um grande aporte de recursos. "Essa sessão plenária especial é bastante significativa, porque está levando para todo o povo do Brasil, através dessa Casa, o tanto que é maravilhosa essa festa, que é religiosa, mas que também é da cultura e da arte do povo do Pará".

Para o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, apesar de a imprensa dar destaque à enorme corda que une os fiéis durante a procissão, o maior ícone da festa é a grande participação popular em torno da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O arcebispo destacou que, se limitar a alguns dias do ano, a manifestação é um grande "mutirão de evangelização" e deixa resultados permanentes. "Ele deixa frutos muito significativos na vida da sociedade e na vida da igreja porque ele tem uma alma, que são as pessoas que o preparam e que realizam tudo aquilo que significa o Círio de Nazaré para nós", resumiu. (Fonte: Amazônia - Fotos: Ag.Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário