Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Santarém,há 163 anos passou da categoria de vila à cidade


A data de ontem - 24 de outubro - continua sendo importante para os santarenos, pois foi em 24 de outubro de 1848 que Santarém - então simples vila - passou à categoria de cidade.

Mas a data magna, que identifica a fundação de Santarém, é 22 de junho, pois foi em 22 de junho de 1661 que aqui chegou o Padre João Felipe Bettendorf, missionário jesuíta, por ordem do Padre Antônio Vieira. Uma data histórica, assim fixada por força das exaustivas pesquisas de Wilson Fonseca (Isoca), ao longo de muitos e muitos anos.

Cantemos - veja o video acima - o belo Hino de Santarém - letra de Paulo Rodrigues dos Santos (1948) e música do maestro Isoca (1941).

O Hino de Santarém, que teve letra a partir de 1948, foi oficializado pela Lei Municipal nº 245/71, de 22.10.1971.

As primeiras palavras do hino, aliás, aproveitadas pelo poeta Paulo, são de autoria do próprio Wilson Fonseca: “Santarém do meu coração”, que revelam o seu amor pela Pérola do Tapajós, repetido em tantas outras composições, verdadeiros clássicos do cancioneiro santareno, algumas consideradas “hinos sentimentais” da terra querida.

O maestro Isoca continua vivo no coração de Santarém e dos santarenos, afinal, quem viveu e morreu amando sua terra, vive eternamente.

(Fonte: Vicente Malheiros da Fonseca, filho do maestro Isoca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário