Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 22 de novembro de 2011

"Homenagem à Música" - Por Vicente Malheiros da Fonseca

“A música é uma arte em si, algo sublime, próximo da divindade, de modo que se tem talento para a música ou não se tem”. (Ministro do STF e poeta Ayres Britto)

"A música é uma antiga sabedoria coletiva, cuja longa história se confunde com a das sociedades humanas". (Roland de Candé)

Enfim, "a vida é som", como nos ensinam Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Brahms, Debussy, Wagner, Mahler, Villa-Lobos, Stravinsky, Wilson Fonseca e tantos outros mestres, que o mundo todo aplaude e admira.

Sílvio Meira, jurista e escritor, na conferência sobre "Alguns Aspectos da Obra Literária de Pontes de Miranda", no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (1987), disse que o emérito pensador e poeta alagoano:

"Considera a Música a reminiscência mais divina do espírito humano: ‘Não há indivíduo capaz de descrer dos deuses ao escutar trecho que lhe vem em harmonias só possíveis às coisas eternas. A fórmula mais perfeita do retorno à Natureza não poderia ser senão esta: o retorno à Música’”.

A vida nos permite exprimir os sons que a própria natureza já conhece. A música é capaz de acalmar os aflitos e animar os oprimidos. Podem ser brilhantes como as estrelas e suaves como veludo.

Neste Dia de Santa Cecília, Padroeira dos Músicos, chego à coda sob o signo da letra do “Hino da Academia Paraense de Música”, que compus com voz do coração, em homenagem à música:

HINO DA ACADEMIA PARAENSE DE MÚSICA

Letra e música: Vicente José Malheiros da Fonseca

Belém (PA), 25 de abril de 2010

I

Se cantar

É nossa missão

Encantar

Nos torna feliz

Ideais

Nos unem no som

Da canção

Que nasce na música.

Na Academia

Que exulta o Pará

A cultura mais bela

Do meu tamba-tajá.

II

Ah! Nossa musa Euterpe

Vem da floresta e das lendas

Rio como o meu Tapajós

O pôr-do-sol

Sem par

Saudades no meu coração

Beleza assim

O poeta e o cantor

Na serenata se faz

O mistério sem véu

Do patrono e o imortal

Surge o uirapuru

Que esplendor

No céu.

2 comentários:

  1. Magnífico artigo do grande mestre Vicente Malheiros da Fonseca, sempre inspirado em suas belas composições. A herança do nosso inesquecível mestre Izoca continua presente entre nós. Parabéns à família Fonseca da querida Santarém. Joel Viccari Soares, músico paraense (Vitória, ES).

    ResponderExcluir
  2. parabens ao amigo vicente pelo grande musico que é. a familia do mestre izoca soube retribuir aos ensinamentos que ele passou aos seus filhos. estamos com saudades de voce e da neide para cantarmos ao som de seu teclado, na casa da dorita. quando virão por aqui? não demorem. um abraço da amiga regina silva

    ResponderExcluir