Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Travessa Jerônimo Rodrigues volta a se chamar Apinagés

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Belém, ontem (29), o projeto de Lei que recoloca o nome 'Apinagés' na Travessa então nomeada como Jerônimo Rodrigues.

O nome da rua havia sido modificado para atender uma solicitação de um vereador, que queria homenagear um empresário patriarca de uma rede de supermercados de Belém. A ação foi motivo de muita discussão e revolta dos moradores da rua, que não aceitaram a mudança.

Foram mais de cinco meses mobilizando os moradores do bairro, colhendo assinaturas e divulgando a importância de que a identidade do bairro do Jurunas fosse mantida.

O objetivo dos moradores era de que fosse resgatada a identidade cultural e histórica do bairro, respeitando a homenagem feita a tribo Apinayé. - 'É uma glória, é muito importante manter o nome Apinagés, pois é uma identidade urbanística. O nome da rua na verdade está dentro de um contexto histórico que homenageia os homens da nossa terra. Foi uma guerra e nós vencemos', disse Graça Brasil, moradora do bairro do Jurunas há 20 anos. (Amazônia)

Um comentário:

  1. Parabéns. Como ex-morador do bairro Batista Campos, acostumado a caminhar nas historicas ruas com nomes indigenistas, exultei com o retorno ao original.

    ResponderExcluir