Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presidente afastado da OAB/PA quer prestação de contas de Ophir Cavalcante

Na manhã de ontem, o advogado Jarbas Vasconcelos, presidente eleito e afastado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Pará, ajuizou contra o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, uma ação de exibição de documentos na 6ª Vara Federal, em Brasília.

Com a ação, Vasconcelos afirma que pretende dar maior transparência ao Conselho Federal da OAB, que segundo ele, não apresenta prestação de contas dos gastos. Na ação, Vasconcelos cita ainda que o cartão corporativo foi instituído durante o mandato de Ophir Cavalcante Júnior na presidência da OAB-PA, durante o triênio de 2004 e 2006. Atualmente, Ophir é presidente do Conselho da OAB, que reúne todas as seccionais do País. Para Vasconcelos, além de instituir, Ophir usou indevidamente o cartão, uma vez que teriam sido encontradas irregularidades, como compras não relacionadas. A iniciativa de Jarbas Vasconcelos poderá fazer com que a Justiça Federal determine que Ophir Cavalcante apresente as faturas detalhadas de cartões corporativos e as prestações de contas de sua administração à frente da OAB.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirma que a ação de exibição de documentos que o presidente afastado da OAB Pará, Jarbas Vasconcelos, protocolou em Brasília é mais um factóide. De acordo com Ophir, Jarbas tenta "desviar o foco do objeto central, que é o seu afastamento por graves acusações de desvio de conduta na condução da direção da OAB-PA", afirma nota da OAB Nacional.

No texto, Ophir garante ainda que suas prestações de contas são transparentes e que todas as despesas têm comprovação e justificativa, inclusive as poucas realizadas por meio de cartão corporativo. As contas estão disponíveis no site do Conselho Federal para consulta de todos os advogados e da sociedade brasileira.

Para Cavalcante, as declarações de Vasconcelos revelam irresponsabilidade e falta de compromisso com a OAB. Ophir Cavalcante definiu como caluniosas as acusações e que tomará as medidas judiciais cabíveis.

Apoio - Ontem à noite, o grupo entitulado "OAB Independente" se reuniu, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), para traçar ações que ajudem a OAB-PA a resgatar sua credibilidade, após a crise político-administrativa que culminou com o afastamento do então presidente, Jarbas Vasconcelos. Entre os cerca de 50 presentes, estavam os ex-presidentes da Ordem, Avelina Hesketh e Sérgio Couto, além do atual vice-presidente, Evaldo Pinto.
O evento serviu para que os presentes opnassem sobre quais as diretrizes que podem ser tomadas no Pará no sentido de fazer a OAB superar a crise que vem enfrentando, segundo explicou a advogada Avelina Hesketh. "Essa reunião teve como objetivo fazer com que os advogados pensem no que pode ser feito para reestruturar a OAB nesse momento de crise", explicou Avelina. "Todas as falas foram apenas de posicionamentos iniciais. Ainda não temos ações práticas que possam reverter o quadro, ,mas queremos passar essa mensagem à classe e à sociedade", completou Avelina. A próxima reunião do grupo será no dia 13 de fevereiro, com local a ser confirmado. (Jornal Amazônia)

Um comentário:

  1. O que a "sociedade" já sabe é que existe uma batalha de grupelhos pelo poder e pelo que daí advém, coisa que os eleitores advogados e inocentes uteis ignoram.

    ResponderExcluir