Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Uepa ganha hino e homenageia ex-reitores em solenidade

A história da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ao longo de 18 anos de existência permaneceu viva na manhã desta segunda-feira (27), quando a instituição lançou o seu próprio hino e reabriu a galeria dos ex-reitores e superintendentes, num reconhecimento da dedicação dos antigos gestores. O auditório da Reitoria, onde está a galeria, ficou lotado de servidores, diretores e homenageados, que prestigiaram a solenidade.

O primeiro reitor da Uepa, Manoel Campbell Moutinho, falou em nome de todos os 14 ex-gestores homenageados. Ele se disse satisfeito com a expansão da universidade, que hoje tem 24 cursos de graduação, divididos em 20 campi e cerca de 15 mil alunos. Segurando uma pasta contendo recortes de jornais, Moutinho lembrou que em um dos primeiros vestibulares, a antiga Faculdade de Medicina do Estado (Femp) registrou pouco mais de mil inscritos.

A segunda parte da solenidade foi marcada pelo lançamento do hino da Uepa, composto pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região Vicente José Malheiros da Fonseca, filho do maestro Wilson Fonseca, o Isoca. Ele descreve a missão da universidade em seis versos carregados de linguagem poética. O lançamento também é a homenagem da Uepa ao centenário de nascimento de Isoca, que será completado este ano. Malheiros compôs a letra para sete versões de arranjos: canto e piano, quarteto de cordas, coro a quatro vozes mistas e piano, quarteto e cordas e piano, quinteto de sopros e piano, orquestra e quinteto de metais e piano.
A versão em canto e piano foi a escolhida para apresentação, interpretada pelo cantor e servidor Edelmiro Soares e pela pianista do Madrigal, Leandra Vital. Como forma de agradecimento, a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, entregou a Vicente Malheiros uma placa de homenagem pela composição do hino. O compositor lembrou fatos que estreitam a relação dele com a Uepa, entre eles, o de já ter sido professor em uma das instituições que, posteriormente, se juntaram para formar a Universidade do Estado.
Confira a letra do hino:
HINO DA UEPA
(Universidade do Estado do Pará)
Música e letra: Vicente José Malheiros da Fonseca
Belém (PA), 30 de outubro de 2011
I
O caminho que nos guia
Pela luz que anuncia o saber
Vai refletindo e muito mais
Irradia com seu calor
A mensagem da paz.

Na UEPA, a missão mais sublime
Tem por meta sempre a educação
Seja na ciência ou na arte
O ideal se comparte e faz bem
Construindo a união.
Coro
Neste hino, a mensagem do amor
As lições que jamais esqueci
Vou levar pela vida o valor
E as virtudes transmitidas aqui.

Nesta Casa que nós todos amamos
E exaltamos com tanta emoção
Universidade do Estado do Pará
Neste canto de fé fala o meu coração!
II

Nossa história vem contada
Neste canto que traduz os sinais
Da trajetória que faz de mim
Cidadão mais feliz por ser
Mensageiro da paz.

Na UEPA, os exemplos dos mestres
São tesouros, fontes de inspiração,
Salve, nossa escola querida
Nosso bem, nossa vida, afinal,
Te ofereço a canção.

(Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário