Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no aniversário de Santarém

A música instrumental vai tomar conta da orla do rio Tapajós, em Santarém, oeste do Estado, nesta sexta-feira (22) com a apresentação da Amazônia Jazz Band (AJB). O concerto tem início às 19h e marca a programação de aniversário de 351 anos da cidade, conhecida como 'Pérola do Tapajós'. 
Amazônia Jazz Band promete repertório com música instrumental e ritmos latinos
A apresentação musical também faz parte do projeto de interiorização promovido pela Secult-Pa (Secretaria de Cultura do Pará).  Dentro das atividades do projeto, além da apresentação da AJB haverá três oficinas de música que serão ministradas por integrantes do grupo. Toda a programação é gratuita.

Com 21 integrantes sob a regência do maestro Nelson Neves, a Amazônia Jazz Band vai mostrar um repertório vibrante. Com cerca de dez músicas, incluírá clássicos da música instrumental internacional, ao lado de ritmos latinos, funk e samba, como por exemplo, 'Funky Cha-cha', de Arturo Sandoval, que é um convite à dança, além de 'Masquerade', 'In a mellow tone', 'Funky by numbers', 'Latin import', entre outros.

O grupo também apresentará uma obra do maestro santareno Wilson Fonseca (Mestre Isoca), escrita especialmente para a Jazz Band. A homenagem se justifica porque em 2012, se ainda estivesse vivo, o músico completaria 100 anos de nascimento. Wilson é um dos mais importantes compositores paraenses e deixou uma obra vasta de músicas sacras, clássicas, populares e folclóricas, num acervo de mais de mil composições.

'Amazônia', peça escrita por Mestre Isoca, especialmente para a Amazônia Jazz Band, é uma suíte em três movimentos, como explica o maestro Nelson Neves. 'A suíte é composta de três movimentos. Começa em ritmo de samba, passa pelo fox, e termina em frevo. É muito interessante a forma como Mestre Isoca conseguiu harmonizar dois ritmos brasileiros e um americano (fox), o que tornou essa peça muito cativante para quem a executa e para quem a ouve', afirma o maestro.

'Vamos homenagear o maestro na terra natal dele. Queremos mostrar ao público o trabalho da orquestra, o que é muito enriquecedor para os músicos, e teremos uma excelente oportunidade de homenagear o talento de Wilson Fonseca', enfatizou Nelson Neves.

Apresentações - Ainda pelo programa de interiorização, a Secult promove a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), na próxima quarta-feira (27), às 20h30, na igreja do Santíssimo, em Santarém, também em homenagem ao Mestre Isoca. Nesta apresentação, a orquestra será regida por maestro Agostinho Jr., que é neto de Wilson Fonseca e regente adjunto da OSTP.

Oficinas - Entre os dias 25 e 29 deste mês, em Santarém, alunos de música poderão aprimorar seus conhecimentos com três oficinas ministradas por músicos da AJB. As oficinas são de saxofone e clarinete com o músico Marcos Cardoso 'Puff', e de percussão, com Cláudio Costa. As oficinas serão ministradas na Escola de Música Wilson Fonseca, pela manhã e à tarde, e são gratuitas. (Portal ORM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário