Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

1912 - Centenário de nascimento de Izolina e José Valente - 2012

 Casal Izolina e José Valente
Izolina D’Asumpção Lopes Valente (nascida em Alenquer-PA em 15 de agosto de 1912) e seu primo José Raphael Baptista Valente (nascido na mesma cidade em 24 de outubro do mesmo ano) formaram um dos casais mais admirados e respeitados de Alenquer, no Baixo Amazonas, onde construíram uma família de sólidos princípios. Líder nato, orador fluente, político corajoso e destemido, administrador competente, comerciante e fazendeiro bem sucedido, ele tinha na companheira o seu principal esteio: ele jamais deixou de considerar os conselhos dela; ela jamais se furtou de opinar. Ambos viveram muito à frente do seu tempo. O velho brocardo que diz “ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher”, a eles se aplica com inegável perfeição. Casaram quando tinham só 22 anos. Viveram uma longa união de 44 anos, somente interrompida pela morte dela em 1979, aos 66 anos de idade. Ele (que faleceu em 27 de outubro de 1996, aos 84 anos de idade) foi eleito prefeito municipal por dois mandatos. Foram, decerto, felizes. Conquistaram vitórias. Viveram amarguras. Testemunharam tragédias. Conheceram a pobreza e a prosperidade – esta, arduamente conquistada com muito suor, lágrimas, sacrifícios e determinação. O maior orgulho do casal, cujo centenário de nascimento agora é comemorado, foi o valioso patrimônio moral que legaram aos seus filhos: a amizade, o amor, a compreensão, o pendor aos estudos; a honestidade, a humildade, a lealdade, a simplicidade; a solidariedade para com os menos afortunados e o respeito incondicional à ética, ao trabalho e à verdade. E legaram, sobretudo, a todos os filhos e a todos os amigos, um grande amor por Alenquer. Da linhagem do velho Zé Maria, pelo lado dos Duarte, e do cabano Hermenegildo, pelo lado dos Valente, Izolina e José souberam transmitir aos descendentes diretos os irrecusáveis valores morais que receberam dos seus ancestrais.
 Exemplo de união conjugal e muito amor
Hoje, dia 24 de outubro, em Alenquer, uma singela cerimônia familiar marcará o centenário do casal, com a colocação, na parede frontal do casarão que José Valente construiu para a sua família na década de 1940 em frente à praça da Bandeira, de uma placa alusiva à Lei Municipal nº 853, de 22 de março de 2011 (proposta pelo prefeito João Damasceno Filgueiras e aprovada por unanimidade de votos pela Câmara Municipal de Alenquer), por força da qual esse logradouro público passou a ser denominado Praça da Bandeira “Prefeito José Rafael Valente”, perpetuando, dessarte, a sua memória. Na mesma ocasião, será também lançada uma revista ilustrada, de 76 páginas, dedicada à história e à memória do casal e editada por seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário