Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mais de 50% dos casais paraenses não formalizam a união

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Censo 2010 mostra o aumento do número de pessoas que não são casadas nem no civil e nem no religioso em todo o país. Nos últimos dez anos o número de casais que registravam a união no civil ou no religioso passou de 49,54% para 24,9%. No Pará o estudo revela: 56,6% dos casais vivem em união estável. 
Noivos se beijam durante casamento coletivo na capela de uma universidade em Manila, nas Filipinas (Foto: AFP) 
Mais da matede dos casais do Pará ainda não oficializou a união.
Em um dos cartórios de Belém são realizados cerca de 500 casamentos por mês, mas uma das escreventes afirma que esse número já foi maior e, nos últimos anos, a procura pelo casamento reduziu em 20%. A burocracia e o valor da união no civil podem ter afugentado os casais já que para formalizar a união é preciso desembolsar R$ 140,00 e esperar cerca de 30 dias. - "Além disso, a aceitação da união estável pela sociedade e pela legislação, já que ela se equipara ao casamento, tem acomodado as pessoas", acredita Débora Batista.

De acordo com o IBGE, dos mais de seis milhões de paraenses com mais de dez anos de idade, 2,9 milhões estão em relacionamentos estáveis, sendo que 1,6 milhão deles nunca oficializaram o casamento. O maior grupo nesta situação é dos solteiros. Dos 4,2 milhões que não mantém relacionamentos oficialmente, 1,5 milhão, na verdade estão em convivência marital.

Números
Entre os casais paraenses, 56,6% vivem em convivência marital, mais de 20% são casados no civil e no religioso, cerca de 13% apenas no civil e outros 7% somente no religioso. Dos 1,6 milhão que vivem em convivência marital, 1 milhão, estão nas cidades.

A análise mostra ainda que das 811.077 mulheres maiores de dez anos que vivem em união consensual, 86,5% tiveram filhos que somam mais de 2,1 milhões de pessoas. (G1Pa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário