Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 22 de dezembro de 2012

"Cantinho do Emir" - Hino da ALAS

HINO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SANTARÉM (ALAS)

Letra: Emir Bemerguy e Vicente Fonseca 
Música: Vicente Fonseca 

Academia de Letras e Artes de Santarém
Antologia da nossa cultura
Seleção dos imortais
Teus patronos que fizeram a história
A memória que devemos honrar
Neste hino que cantamos
Como o rio Tapajós
De riqueza sem par.


1º Refrão
Florilégio neste lindo jardim
Dos poetas, pintores, artistas
Nossos mestres, nossa eterna lição,
Seus exemplos devemos seguir
Nesta nobre missão
Belas musas que surgem do além
Inspirando a canção.

II
Academia tu és santarena, quanta emoção!
És nosso guia na vida e na obra
Fala a voz do coração
Neste canto da mais pura homenagem
Aos tesouros que a história nos deu
Sodalício tapajônio
Guardo nesta canção
Este hino que é teu.

III
Santarém continua brilhando
Na Cultura que a nós engrandece.
E na terra tão bela e querida,
Seu valor que é tão grande aparece.

2º Refrão
Hoje somos nas letras e artes
Bem unidos por sermos irmãos.
Com orgulho, integramos a ALAS,
Pondo obras bonitas nas mãos!

IV
Nós mantemos o lindo ideal
De espelhar mil belezas também.
Que Deus sempre nos guarde e ilumine
E a ti, nosso amor, Santarém!
(Vicente Fonseca escreveu os textos das estrofes I e II, do 1º Refrão e do Final, além dos dois primeiros versos do 2º refrão. Emir Bemerguy escreveu os textos das estrofes III e IV e os dois últimos versos do 2º Refrão.)


Um comentário:

  1. Caro amigo Ércio,

    Parabéns por tua merecida eleição como membro efetivo e vialício da nossa Academia de Letras e Artes de Santarém em sucessão a Emir Bemerguy, teu irmão.

    O Hino foi oficializado pela Resolução nº 01, de 18.05.2012, da Diretoria da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS).

    Uma curiosidade: Quando me pronunciei, durante as homenagens fúnebres de meu tio e padrinho Wilde Fonseca (Maestro Dororó), em outubro de 2010, na Igreja do Santíssimo em Santarém (PA), assumi o compromisso de reunir, numa só composição, o Hino da Academia de Letras e Artes de Santarém, pois eu havia composto em meados de 2010, música e letra do hino, sem ter conhecimento de que o poeta Emir Bemerguy já elaborara outro texto poético, em 2008, com idêntico propósito, para ser musicado por Wilde Fonseca. Em face da avançada idade e de seu precário estado de saúde, meu tio – que faleceu em 28.10.2010 – não chegou a fazer a música. Minha promessa foi cumprida e o Hino ganhou nova versão, agora com a fusão das duas letras, pois completei a peça musical, que eu já havia elaborado, incorporando também o belo texto poético de Emir Bemerguy.

    Em 1º de junho de 2012, proferi palestra sobre “A vida e a obra de Wilson Fonseca (Maestro Isoca)”, a convite do Governo do Estado do Pará (SECULT), no Encontro Literário, durante o V Salão do Livro da Região do Baixo-Amazonas, em Santarém, evento preparatório da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, cujo patrono é Wilson Fonseca, em homenagem ao seu centenário de nascimento. Durante a palestra foram executados o “Hino de Santarém” (música de Wilson Fonseca e letra de Paulo Rodrigues dos Santos) e o “Hino da Academia de Letras e Artes de Santarém”, este apresentado, em primeira audição, pelo Coral Jovem e Orquestra Jovem “Maestro Wilson Fonseca”, sob a regência de Gean Marcos do Carmo Araújo.

    Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

    Abraço,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir