Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 27 de março de 2013

Nova lei coloca cuidadores de idosos em situação delicada

A mudança nas regras do trabalho doméstico vão atingir em cheio os idosos do país. O alerta é da presidente dos Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, Margareth Galvão Carbinato, para quem as medidas vão ter um impacto mais forte para as famílias que contratam cuidadores. - Esses profissionais já tinham o salário mais alto para poder ficar à noite e, agora, sobre esses valores vão incidir horas extras, adicional noturno. Isso cria uma realidade terrível. Idoso neste país não tem direito a nada. Já cortaram as aposentadorias, criaram o fator previdenciário e agora vão ter que ficar sem seus acompanhantes - diz.

Para a advogada, há uma grande distância entre a lei no papel e a realidade da vida prática das pessoas, que estão assustadas, sem saber como cuidar de seus idosos e crianças. - Além da questão econômica, há um aspecto humano. Muitos idosos já estavam acostumados com seus cuidadores, mas as famílias, apavoradas, vão dispensar esses profissionais. É bonito fazer a lei e jogar a responsabilidade de resolver os problemas para as outras pessoas.

Autora do livro “Paz para Empregados e Empregadores”, Margareth está cética com relação à possibilidade de harmonia na aplicação das novas regras. Segundo ela, o controle da jornada de trabalho, por exemplo, será missão quase impossível e, mesmo com o livro de ponto, os patrões não terão como saber a hora de entrada e saída dos empregados, já que muitos saem de casa antes de seus funcionários chegarem e só retornam quando já foram embora. - Os senhores senadores vão mandar alguém para as nossas casas para controlar isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário