Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ver-o-peso festeja seus 386 anos

Hoje é dia de festa às margens da baía do Guajará. O Ver-o-Peso, maior mercado a céu aberto da América Latina, chega aos 386 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), promovem uma manhã inteira de comemorações para a feira que é um dos principais cartões-postais da cidade. A festa, com o tema "386 anos de cheiros, cores e sabores", é gratuita.

Uma salva de fogos abre os festejos às 6 horas. Em seguida, uma banda de fanfarra toca em ritmos carnavalescos, até as 9h30, quando será cantado o Parabéns junto com a população. Um grande bolo foi preparado para a festa. A partir das 10 horas, o rei do Carimbó, Pinduca, marca a programação de aniversário com um dos principais ritmos da nossa região. E, para encerrar a comemoração, o cantor Edilson Moreno mostra o que o brega tem de melhor. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, deve participar do Parabéns.

Outro ponto da cidade também vai homenagear a feira. O Cinema Olympia vai abrir uma sessão especial, às 18 horas de hoje, para exibir o documentário "Ver-o-Peso através dos tempos", dirigido por Antônio Carlos Cavalcante. O documentário reúne diversas imagens antigas de Belém, mostrando as mudanças ocorridas na feira ao longo dos anos até a última gestão municipal. "Trata-se de um trabalho de pesquisa que tem como maior desejo resgatar a memória desse espaço que também faz parte da história de todos nós", disse o diretor. A fotografia mais antiga data do ano de 1865. A entrada é de graça.

Sendo considerado um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso oferece, entre seus principais produtos, os ingredientes da culinária regional e a beleza dos mistérios da Amazônia por meio da matéria-prima dos banhos típicos e ervas medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário