Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PF: Operações Tétis e Proteu combatem fraudes na obtenção de seguro desemprego

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho e Emprego, deflagrou hoje (25/04) simultaneamente, as Operações Tétis e Proteu* no combate a fraudes na obtenção e concessão de seguro desemprego destinado ao pescador artesanal.
As investigações tiveram início há cerca de dez meses. Em razão da estrutura das organizações e da logística que foram empregadas nos municípios do Arquipélago do Marajó, as investigações foram conduzidas em conjunto.

O grupo criminoso atuava providenciando documentação necessária para que moradores do município de Curralinho/PA e região de Breves/PA e, também, de Belém, recebessem indevidamente benefício do seguro desemprego do pescador artesanal. Da mesma forma, no intuito desarticular quadrilha que atua em Salvaterra/PA e Soure/PA, foi iniciada a Operação Proteu, resultado, também, de dados colhidos em procedimentos que tramitaram na PF, bem como a análise de relatório técnico que identificou 78 beneficiários do seguro que trabalhavam na Prefeitura de Salvaterra. Nas duas Operações observou-se a atuação de servidores públicos, na facilitação das fraudes.

A Operação chegou a concentrar 44% de todos os benefícios concedidos no país, sendo grande parte deles obtidos por meio de fraudes. Estima-se que o prejuízo à União, desde 2010, ultrapassa o valor de R$18 milhões.

Durante as operações foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária, duas conduções coercitivas, 41 mandados de busca e apreensão, oito afastamentos de servidores públicos, bloqueio de 44 contas bancárias e o cancelamento de 19 registros Gerais de pesca – RGP.

Ao todo 13 empregados públicos foram presos, além de presidentes de colônias de pescadores e vigilantes de agencias bancárias. Dois vereadores dos municípios envolvidos foram alvos das Operações, bem como as sedes das Colônias de Pescadores de Curralinho, Soure e Salvaterra.

Participaram das Operações 176 policiais federais, além da colaboração dos demais envolvidos.

*Proteu: Deus marinho que aparece na mitologia grega como filho dos titãs Tétis e Oceano. Reverenciado como profeta, tinha o dom da premonição e assim atraía o interesse de muitos que queriam saber as artimanhas do poderoso destino. Tétis é uma das Nereidas, divindade marinha e imortal, filha de Nereu e de Dóris.
Fonte: Comunicação Social da PF no Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário