Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Solicitação de registro profissional pela internet começa a valer, hoje, no Pará

Jornalistas, publicitários, radialistas, secretários, arquivistas e mais nove categorias de trabalhadores poderão solicitar seu registro profissional pela internet, a partir de hoje, no Estado do Pará. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acaba de inaugurar a nova fase do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), que permitirá aos profissionais dependentes do documento, para o exercício da profissão, requisitarem o título online.

Além das categorias já citadas e habilitadas a usufruir do procedimento digital, também estão contemplados nesta etapa de instalação do sistema os secretários, sociólogos e técnicos em espetáculos de diversões, de segurança do trabalho, em arquivo e em secretariado. Essas categorias tem a obrigação de se cadastrar no sistema para desempenhar suas atividades.

O Sirpweb é um sistema de gerenciamento e controle das informações dos registros dos profissionais das categorias regulamentadas por lei. De acordo com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o uso da tecnologia tornará mais fácil a aquisição do registro. "O sistema vai facilitar a vida dos trabalhadores e em breve pretendemos tê-lo implantado em todo o País", comentou. Nesta primeira etapa, o sistema será disponibilizado em 12 Estados, além do Pará e todas as demais Unidades da Federação da região Norte. São eles Ceará, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Os Estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos Estados a serem incluídos no novo sistema. No Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização, os registros online já podem ser feitos desde novembro.

Com a utilização do Sirpweb (http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam) as solicitações de registro profissional poderão ser feitas e também acompanhadas pela internet. O interessado tem apenas que informar seus dados e os relativos ao registro pretendido. O sistema, que será disponibilizado nas páginas das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego de cada Estado, vai gerar um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na SRTE mais próxima do interessado. A partir de então todo processo poderá ser acompanhado pela internet. (Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário