Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gente que brilha: ODILSON MATOS GUIMARÃES RODRIGUES

Eu e meu querido compadre Odilson
Anualmente, o Conselho da Mulher Empresária, presidido por Darenice Coimbra e vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Santarém, promove a Mostra Cultural, quando é escolhido um artista santareno para receber a Medalha Mérito Cultural Wilson Dias da Fonseca. O escolhido deste ano foi o cantor e compositor Odilson Matos Guimarães Rodrigues, pessoa muito admirada e querida por todos os mocorngos.

A entrega da merecida medalha será amanhã (29), às 19h, na Praça do Mirante. Na oportunidade, será realizado um show em homenagem a Odilson e uma exposição de artesanato.

Eu e Odilson trabalhamos juntos, por muitos anos, na agência do Banco da Amazônia em Santarém. Por sermos bons amigos e colegas de trabalho, fui escolhido para ser padrinho do seu filho Cezário.

Meu querido compadre, parabéns por mais esta homenagem de reconhecimento ao seu talento e, principalmente, por ser um cidadão que sempre viveu com muita dignidade.

Atualização em 30.06.2013:
Odilson Matos
Odilson Matos Guimarães Rodrigues nasceu no dia 9 de agosto de 1941. Herdou da família Pinto Guimarães e da família Matos o talento artístico que surgiu desde muito cedo, sendo a musicalidade, sua maior expressão. Um dos maiores intérpretes das músicas de Wilson Fonseca, Odilson contribuiu para a divulgação das canções do maestro Isoca no cenário nacional e internacional. Poema de amor é a canção mais conhecida da cultura local, sendo música obrigatória em seu repertório.

Nos anos de 1963 a 1988, esteve em atividade uma das maiores bandas da região. Reunindo um repertório variado que tocava de forró a discoteca, os Hippies fizeram história nos bailes da cidade. O sucesso foi tanto que os jovens músicos tocaram nas principais casas de shows da região norte. Momentos que permanecem vivos na memória de muitos.

Grande ícone e incentivador da cultura local, Odilson atuou no fomento de ações que impulsionaram a realização de grandes eventos. Foi coordenador local do projeto Pixinguinha, que revelou muitos talentos e contribuiu para o fortalecimento da musica popular brasileira. Em 1986, a Funarte reconheceu a edição realizada em Santarém, como a melhor de todos os tempos.

Hoje, aos 72 anos, Odilson é membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), desde 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário