Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CNJ apronta maquineta para soltar presos

Brasília - O Conselho Nacional de Justiça realiza, na próxima semana, em seis estados, os testes finais com a “calculadora de prescrição da pretensão punitiva”. Trata-se de uma nova ferramenta virtual que vai ajudar as varas criminais e de execução penal a resolver um grave problema de desrespeito aos direitos humanos: a permanência na cadeia de milhares de condenados com penas tecnicamente já vencidas.

A nova calculadora determina com precisão a data em que, por decurso de prazo, deve ser extinto o poder do Estado de punir o acusado ou condenado por determinado crime. A ferramenta virtual estará disponível em 30 dias, no Portal CNJ (www.cnj.jus.br) para utilização de todos os tribunais e advogados.

O anúncio foi feito dia 20/8, pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Luciano Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, durante reunião, em Brasília, com representantes dos grupos de Monitoramento e Fiscalização Carcerária (GMFs) dos tribunais de todo o país. Segundo Losekann, o cálculo da prescrição punitiva, por ser feito manualmente, traz muitas dificuldades para as varas criminais e de execução penal. A calculadora vai facilitar o trabalho dos servidores e dos juízes. Basta inserir os dados, e a “maquineta” fornece com precisão a data em que o preso pode (e deve) ser solto.   (Fonte: JB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário