Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Semma restringe fogos

A tradicional queima de fogos do encerramento do Círio 2013 foi liberada, ontem, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com a condição de que a diretoria da Festa de Nazaré cumpra algumas exigências listadas no licenciamento.

O documento foi emitido por determinação do Ministério Público do Estado (MPE), que investiga se existe relação entre a atividade pirotécnica e a morte de pássaros. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a Licença Especial de Fonte Sonora (Lefs) estabelece regras em relação à composição química e ao descarte do material utilizado. Uma reunião que será agendada até a próxima semana colocará em discussão os itens indicados pela Semma entre a secretaria, os coordenadores da festividade, o Ibama e o Corpo de Bombeiros, que será o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das condicionantes.
O resultado do laudo de composição química dos fogos de artifícios foi divulgado na manhã de ontem. A conclusão apresentada pelo secretário municipal de Meio Ambiente Cláudio Alves é de que os fogos usados deverão ter padrão de cores de baixa energia, nas faixas de coloração entre laranja ao vermelho. "Essa categoria emite menos calor e brilho, sendo menos ofuscante que as faixas entre azul e violeta", explicou. Com o mesmo objetivo, a licença recomenda a utilização de compostos com menores quantidades das substâncias químicas bário e antimônio. Além disso, a secretaria pede a substituição gradativa das substâncias inorgânicas dos fogos por material orgânico, para diminuir a produção de fumaça e a dispersão de partículas, preservando as aves e plantas ao redor.

O último ponto a ser observado é o tratamento dos resíduos sólidos da festa de encerramento. "A diretoria da festa precisa providenciar o armazenamento e descarte dos materiais pirotécnicos vencidos e/ou danificados até 15 dias após o evento", detalhou. É o primeiro ano que a secretaria emite o licenciamento e o titular da Semma reforça a importância das exigências. "As alterações foram pensadas para minimizar o impacto ambiental, sem quebrar a tradição da festa. Para que o evento ocorra com segurança, é fundamental que todas as condicionantes sejam cumpridas e elas estão incluídas no alvará dos bombeiros", acrescentou.   (Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário