Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita de comitiva a prédio do antigo DOI-Codi é marcada por protesto e confusão

Comissão da Verdade e Justiça visita as antigas instalações do Doi-Codi, em quartel do Exército na Tijuca. Na foto, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que acabou entrando com a comissão, discute com o senador Randolf Rodrigues (Psol-AP). (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo) 
 Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) discute com o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) na entrada da Comissão da Verdade do Senado no prédio do antido DOI-Codi
Bolsonaro discute com Wadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio
A visita de uma comitiva de parlamentares federais e representantes de comissões da Verdade e do Ministério Público às instalações do prédio que abrigava o Destacamento de Operações de Informações-Centro de Defesa Interna (DOI-Codi), na época da ditadura, terminou em confusão nesta segunda-feira.

Antes da entrada de alguns representantes, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Wadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio se desentenderam. Bolsonaro reivindicava acesso ao prédio e após discussão, ele teria acertado um soco na barriga de Randolfe. O deputado entrou no local, mas não acompanhou a comitiva.

"É uma provocação o Bolsonaro estar aqui. Ele não vai entrar com a comitiva porque não tem nada a ver com a nossa pauta, que é a busca pela verdade", disse Damous.

Bolsonaro, por sua vez, disse que sua presença é importante para que haja debate. "Minha presença não é provocação. Essa Comissão da Verdade do Rio não aceita o contraditório, quer ser unanimidade", afirmou o deputado, que ainda opinou sobre as torturas realizadas no antigo prédio. "Tortura é arma de guerra e se pratica no mundo inteiro".

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) diz ter sido agredido com um soco na barriga pelo deputado Jair Bolsonaro. Bolsonaro nega a agressão.

O Doi-Codi unificava a repressão política no regime militar. Ele funcionava num imóvel de dois andares no interior do I Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca, e foi o principal centro de torturas durante a ditadura.

A visita às suas dependências é o primeiro passo de uma campanha para tombar o local e transformá-lo num centro de memória, a exemplo do que foi feito no antigo Dops de São Paulo e em centros de tortura na Argentina, no Uruguai e no Chile.  Fontes: O Dia e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário