Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 19 de outubro de 2013

Vinicius de Moraes - 100 anos

Vinicius de Moraes faz parte da história e cultura dos brasileiros e do mundo. Nascido em 19 de outubro de 1913 no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, ele teve uma vida dedicada à palavra: foi poeta, compositor, jornalista, dramaturgo, diplomata.

Hoje (19), são celebrados os 100 anos do nascimento do saudoso Poetinha.

Vinicius de Moraes iniciou a carreira como poeta e se tornou conhecido por seus poemas românticos. Mas a produção literária do autor tem também títulos que tratam de espiritualidade, boemia e críticas a problemas sociais. Mais tarde ele passou a se dedicar à música, que o projetaria para o mundo. Caracterizada por interpretações vocais intimistas, sua obra musical soma mais de 300 títulos que retratam o cotidiano, o amor e as mulheres. A música Garota de Ipanema é considerada uma das mais reproduzidas na história em todo o mundo, e é também uma das principais canções do compositor, que ao lado de Tom Jobim fez nascer faixas do álbum Canção do Amor Demais, marcando o início da Bossa Nova, no final dos anos 1960.

Moraes ajudou a disseminar a cultura brasileira enquanto, como diplomata, serviu ao Itamaraty em cidades como Los Angeles, Montevidéu e Paris. Sua grande paixão – as mulheres – também o guiou, e não só como inspiração na arte. Vinicius teve nove esposas, e por causa de uma delas morou durante quatro anos em Salvador, Bahia. A beleza da capital soteropolitana aparece em sua música, assim como as letras leves e lúdicas dedicadas às crianças nos álbuns A Arca de Noé 1 e 2.
Mais aqui >>Globo News - 100 anos de Vinicius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário