Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Candidatura de Barbosa é ‘aventura’, diz Fernando Henrique

No momento em que o PSDB tenta se viabilizar como a principal alternativa oposicionista para a sucessão presidencial, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou de “aventura” uma eventual candidatura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, à Presidência da República. Embora não esteja sequer filiado a um partido, o ministro tem aparecido bem posicionado em pesquisas de intenção de voto e pode representar uma ameaça a pré-candidatos como o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
FH falou sobre as especulações envolvendo Barbosa e a próxima eleição presidencial em entrevista, domingo, ao programa Manhattan Connection, da Globonews. — Acho que ele é uma pessoa que tem um sentido comum. Duvido que ele vá fazer uma aventura desse tipo — disse o ex-presidente.

Para o tucano, o ministro não tem as “características necessárias” para governar o país. Mas destacou que uma candidatura a outros cargos seria bem-vinda. — Eu tenho admiração por ele. Acho que uma candidatura não diretamente à Presidência seria mais positiva, como o Senado ou a vice-presidência. Não creio que ele tenha as características necessárias para conduzir o Brasil sem provocar grandes crises.

Na condução da Corte máxima do país, Barbosa tem se envolvido em polêmicas e enfrentamentos principalmente com o Congresso. Mas a projeção que ganhou junto à população por sua atuação no julgamento do mensalão foi mais forte e despertou o interesse de alguns partidos. Em 2013, algumas propostas de filiação chegaram até Barbosa, que, na mais recente pesquisa Datafolha, publicada no fim de novembro, teve 15% das intenções de voto e ficou à frente de Aécio (14%) e Campos ( 9%). PSDB e PSB brigam pelo posto de principal representante da oposição contra a presidente Dilma Rousseff.

Apesar do assédio de alguns partidos, Fernando Henrique disse também que falta ao ministro “traquejo” para a vida partidária: — É difícil imaginar o Joaquim Barbosa numa vida partidária porque ele não tem o traquejo para isso. Uma coisa é ser juiz. Outra coisa é ter a capacidade de liderar um país.

Barbosa tem evitado falar publicamente sobre o assunto. Por ser magistrado, ele tem um prazo para filiação partidária mais elástico do que qualquer outro cidadão. Ele pode decidir por aderir a uma legenda até abril de 2014 e ainda disputar a eleição. Nos demais casos, é exigido um tempo mínimo de um ano de filiação.

O rótulo de “salvador da pátria", associado a Barbosa nos últimos meses por conta do desempenho dele na condenação de réus no julgamento do mensalão, foi considerado “perigoso” por FH: — Acho que as pessoas estão tão descrentes das instituições que procuram sempre heróis salvadores. Acho que o ministro Joaquim Barbosa atuou com perseverança, clareza e usando uma linguagem direta para o povo entender. Mas daí a tratá-lo como salvador da pátria. Salvador da pátria não dá bom resultado. Isso mostra que a nossa democracia ainda não está consolidada. É perigoso.  (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário