Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 27 de abril de 2014

Canonização dos papas João XXIII e João Paulo II

Os dois novos santos têm caminhos que se entrelaçam. João Paulo II, por exemplo, se encarregou de decretar as "virtudes heroicas" e a beatificação de João XXIII. Juntos. Os dois simbolizam a abertura para o mundo e a confiança de ser católico.

Ambos os pontífices, cuja bondade e carisma fizeram com que após a morte fossem solicitadas suas beatificações por aclamação, atravessaram nos últimos anos um complexo processo de canonização, requisito “sine qua non” para se tornar um santo católico.

João Paulo II foi canonizado apenas nove anos após sua morte, em 2005. O segundo milagre atribuído ao polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, foi reconhecido pelo Vaticano em julho do ano passado. Já João XXIII, que foi papa entre 1958 e 1963, foi canonizado com apenas um milagre comprovado.

A cerimônia de canonização teve os mesmos moldes de uma missa e foi mais simples, sóbria e sem extravagâncias, segundo o Vaticano. Em 2011, a beatificação de João Paulo II, feita por Bento XVI, durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão, reunindo 1,5 milhão de fiéis na praça e arredores, segundo a polícia de Roma.
Papa Francisco durante a missa de canonização de João XXIII e João Paulo II. (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo) 
Papa Francisco durante a missa de canonização de João XXIII e João Paulo II.
Francisco concelebrou missa solene com cinco prelados, entre eles o bispo de Bergamo (cidade natal de João XXIII), Francesco Beschi, e o ex-secretário particular do papa João Paulo II e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz.

As autoridades locais estimam que até 3 milhões de pessoas foram ao Vaticano neste domingo - entre moradores e os 800 mil peregrinos que devem viajar até Roma. Os poloneses - conterrâneos de João Paulo II -, foram os estrangeiros mais numerosos. Trens especiais foram colocados em circulação para a viagem desde a Polônia.
Papa emérito Bento XVI também participou da cerimônia. (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo) 
Papa emérito Bento XVI também participou da cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário