Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 25 de junho de 2014

"Meiwaku": espírito japonês vai além de limpeza

Civilidade, boa educação e consciência ambiental são algumas definições para a atitude da torcida japonesa que recolheu o lixo produzido por eles durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil. Mas para os nipônicos, esse gesto é apenas parte de um conceito maior. O que está por trás é o espírito de não querer causar incômodo a outras pessoas: o “meiwaku”. Se o Japão volta para casa sem conseguir a classificação às oitavas de final no Mundial, a mensagem deixada por seus torcedores deverá render muitos frutos ao torcedor brasileiro. - Agora sempre que eu vier ao estádio, vou trazer meu saco de lixo e recolher tudo o que eu deixar - disse a torcedora Crisley Brito.
Foto: Globoesporte.com
O japonês Kazutoshi Shibuki, que esteve em Cuiabá para acompanhar os jogos dos Samurais Azuis, explicou o sentido do “meiwaku”.

- Retirar o seu próprio lixo é apenas uma pequena fração desse estilo de vida que leva em consideração o bem estar do próximo, do desejo até obstinado de não querer dar trabalho ou preocupação para quem vem depois – contou o torcedor do Albirex Niigata, time que disputa o Campeonato Japonês.

Se para alguns brasileiros, pouco importa se o volume alto do som pode incomodar o vizinho ou se o local onde o carro fica estacionado pode prejudicar o trânsito, para o japonês, tal comportamento é tido como inadmissível. Causar “meiwaku”, mesmo que involuntariamente, é tão sério que geralmente precisa ser reparado com pedido de perdão. No Japão, por exemplo, políticos que falham costumam pedir desculpas pelo “meiwaku” causado. Há casos mais extremos, em que estudantes que não conseguem aprovação em universidades cometem suicídio por causa do “meiwaku” causado aos pais.

"Balões" azuis
Levar sacos plásticos de lixo para os estádios já virou hábito dos torcedores japoneses, mas eles descobriram uma forma criativa de apoiar seu time com isso. Durante os jogos, eles transformam o saco em balão, dando um colorido especial às arquibancadas.

O comportamento do nipônico nos estádios chamou a atenção dos brasileiros nos dois primeiros jogos do Japão, na Arena Pernambuco e na Arena das Dunas. Em Cuiabá, não foi diferente. Entre os mais de 40 mil torcedores presentes na Arena Pantanal, teve gente que repetiu o gesto de recolher o lixo, como o torcedor Rodolfo Araújo. - Nós brasileiros precisamos aprender com o exemplo dos japoneses – disse, com o saco de lixo na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário