Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Minirreforma não vale para eleição de 2014, decide TSE

Teclado da urna eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta terça-feira que a lei que estabelece a chamada minirreforma eleitoral no país não vale paras as eleições de outubro deste ano. Em votação por 4 a 3, a maioria dos ministros do tribunal entendeu que a nova lei não pode ser aplicada nas próximas eleições por ter sido aprovada em dezembro de 2013, ou seja, não atende ao princípio da anualidade, que determina que mudanças na legislação eleitoral não podem ocorrer menos de um ano antes da data de realização do pleito, que ocorrerá em 5 de outubro. 

Sancionada parcialmente pela presidente Dilma Rousseff, a lei da minirreforma eleitoral possui medidas com objetivo de reduzir o custo das campanhas. Entre elas estão a limitação das despesas com alimentação a 10% e, com combustível, a 20% do orçamento total das candidaturas. A lei acaba ainda com o chamado “candidato secreto”, pessoas que substituem candidaturas na véspera da eleição – a troca de candidatos passa a ser permitida somente até 20 dias antes das eleições.

Vetos – Do projeto aprovado no Congresso Nacional, Dilma vetou trechos que proibiam, por exemplo, o uso de cavaletes com propagandas em vias públicas, a pintura de muros de imóveis e o chamado "envelopamento" com anúncios em carros particulares, permitindo apenas que se fixem adesivos de no máximo 50 centímetros por 40 centímetros no vidro traseiro.

Outro ponto vetado pela presidente proibia a Justiça Eleitoral de não repassar cotas do Fundo Partidário no segundo semestre de anos eleitorais quando as siglas cometessem irregularidades na prestação de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário