Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vale a pena ler: A escolha do nome do filho

Por Tais Luso de Carvalho, em seu blog.
Pobre dos filhos que são vítimas das homenagens que os pais fazem aos seus ídolos, carregando a tal herança por toda a vida. Mas, como não poderia deixar de ser, isso me levou a pensar na legião de azarados, o calvário que alguns carregam em seus documentos.

No entanto, há anos já é possível abolir um nome que traga problemas por sua esquisitice. Mas poucos mudam seus nomes - não é fácil. Além de custar honorários advocatícios, custas judiciais e mais as despesas com o assentamento do novo nome no Cartório de Registro Civil, ainda há o constrangimento em relação aos pais.

Bem, aí vem a pergunta que fazemos ao ver umas coisas esdrúxulas pela frente: de onde saiu isso? Por que aparecem por aqui os Jéferson, as Dayanne, as Jennifer, os Aelington, as Franciely, os Michael? Poxa... mas como se escreve isto?

Lembro, como contraponto, da turma que adora umas coisinhas fáceis: então aparecem os Odir, os Léo, os Otto, Caio, Elvis, Eva, Edy ... Os pais destes são econômicos, menos mal. Estou incluída aqui, 4 letrinhas - pra não incomodar: Taís: mas, sempre tem um chato pra perguntar... é com agá ou sem agá? Mas a pergunta até que procede.

Nesse redemoinho de nomes, começo a lembrar de alguns pais que adoram ler sobre a antiguidade e colocam nos pobres anjinhos a assombração de Sócrates, Anníbal, Cícero, Honório, Homero, Jesus, Rômulo, Mozart... para serem cobrados ao longo da vida uma postura quase semelhante. Sonhos. E, ainda encontramos as Semirames, Sibylla, Porsenna, Scipião. Putz, que coisa medonha. É só para infernizar.

Outros, para dificultar mais a vidinha dos filhos, procuram dois nomes: um para satisfazer a mãe, outro para satisfação do pai e que serão chamados pelos apelidos. Aí surgem as Ana Iracema (Ira), as Maria Antonia (Tônia), as Maria Gioconda (Gio), as Maria Evangelina (Lina), as Ana Jaqueline, os Mário Mariano... E as que não sabem como canta o galo, arriscam um Edigar. Não aguento o Edigar - o filho da minha diarista. Conheci um senhor que se chamava Ivete. E daí?

Também penso na turma dos devotos que não negam homenagens aos seus santos: aparecem, então, as Genoveva, Edwiges, Petronilla, Aurélia, Aparecida, Esperidião, Amâncio, Expedito, Hermenegildo... São mais de 1200 santinhos! E estes santos serão os eternos protetores dos anjinhos.

E, para fechar o clã dos famosos, trago aquelas coisas estapafúrdias da vida: as Aldegunda, os Fhilogônio, os Epaminondas, as Brunhilde, os Godofredo, os Simplício, os Setembrino, Natalino, as Francisoréia, as Divina ... e por aí vai. Tenho um tio e bisavô espalhados aí por cima... Não tem perdão.

E mais, muito mais quando entram os nomes compostos, vindos do nome da mãe e do pai: Claudia e Valdernei geram o Clau-der-nei !! Isso fica muito bonitinho... - Vem cá, Claudernei...

E a coisa piora quando o Claudernei resolve ter seus filhotes: o Clauberto, o Clauco, a Claurinda, a Clausete e a Claurisbeta. E os amigos passam a chamá-los de Clau; todos!! Fica o clã dos Clau. É lindo.

Mas nesse belo Universo, gosto muito é de Fredegonda! Fredegonda foi a primeira concubina e depois mulher de Chilperico, rei de França e da Austrasia. Assassinou a rainha Galsuinda, para subir ao trono - em seu lugar. Depois de outros assassinatos, Fredegonda morreu no ano de 597. Dá pra ver que a complicação vem desde sempre. E de longe. Meio difícil de entender essa história... Mas é isso.

E para fechar com chave de ouro deixo aqui o nominho completo do Imperador do Pedro I - respire fundo e vem comigo: Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Essa gente é muito divertida! Mas é isso: como essas e outras esquisitices jamais irão acabar, que vivam bem todos os homenageados e os predestinados desse mundo criativo !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário