Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Festa de Nazaré: Diretoria quer manter fogos

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan Neto, informou ontem que a Diretoria da Festa entrou com a defesa administrativa junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na semana passada, para reverter a proibição dos fogos de artifício no encerramento da quadra nazarena e também garantir a realização do Círio Musical. A informação foi fornecida antes da reunião da Diretoria com dirigentes de órgãos de segurança pública e administrativos relacionados ao Círio 2014, no Centro Social de Nazaré.

O Ibama suspendeu os fogos, alegando que o show pirotécnico tem provocado a morte de periquitos nas árvores na praça Santuário e adjacências. No começo deste mês, o Ibama multou a Associação Obras Sociais da Paróquia de Nazaré em R$ 150 mil por poluição sonora em níveis capazes de acarretar danos à saúde humana e pela morte de animais, além de R$ 30 mil pela morte de seis periquitos-da-asa-branca. “Estamos agora aguardando a decisão do Ibama. Temos argumentos técnicos a cargo da nossa assessoria jurídica, eu posso adiantar que cumprimos todas as determinações da Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) no que concerne ao licenciamento ambiental com relação aos fogos. Estamos também pleiteando a liberação do Círio Musical”, afirmou Jorge Xerfan Neto.

Na reunião com dirigentes e técnicos de órgãos e instituições de segurança pública e administrativos, o diretor de Procissões da Diretoria da Festa, Kléber Vieira, expôs um planejamento de ações para a edição 222 do Círio. Os participantes do encontro receberam um CD para ser preenchido com dados sobre efetivos e outras informações relativas aos 12 eventos da Quadra Nazarena, para a elaboração do roteiro de eventos. Essas informações serão entregues à Diretoria da Festa no dia 10 de setembro. De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), no Círio 2013 atuaram 26.477 voluntários de 23 órgãos e instituições.

Kleber Vieira informou que a Diretoria da Festa solicitou ao arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, para que a saída do Traslado da Imagem para Ananindeua, a partir da Basílica Santuário, seja antecipada das 8h30 para as 7h30 ou 8h, para evitar que essa mais longa das romarias do Círio termine tarde, como verificado em 2013 (21 horas). “Quanto mais cedo sairmos, maior o tempo para as pessoas assistirem, participarem da procissão”. Vieira pediu aos órgãos e instituições que procurem levar o mínimo necessário de viaturas ao Traslado para facilitar o fluxo de veículos na procissão motorizada. “Temos que saber se a prefeitura vai liberar a pista do BRT na Almirante Barroso para as bicicletas no Traslado, na sexta antes do Círio”, ressaltou.

Soluções para evitar atrasos foram discutidas em reunião
Na chegada da Romaria Fluvial do ano passado, que ocorre no sábado anterior à grande procissão, a Diretoria da Festa notou congestionamento de carros e motos dificultando o acesso à praça Pedro Teixeira/escadinha do Cais do Porto, onde atracam as embarcações da procissão. “Vamos usar este ano dois ônibus: um transportará o clero e autoridades de Ananindeua (local de chegada do Traslado) para o trapiche de Icoaraci (de onde sai a Romaria Fluvial) e outro ficará cedo, junto com a berlinda na área da escadinha do Cais do Porto, evitando-se assim o atropelo que tem sido o acesso desses dois veículos para o local de chegada da Romaria Fluvial de onde parte a Motorromaria”, afirmou Kleber Vieira.

Foi verificada a necessidade de ordenar o fluxo de pessoas, carros e motos avulsos amontoados na subida da avenida Presidente Vargas, para a saída da Motorromaria, fora as motos que ficam organizadas no Boulevard Castilhos França. O atrelamento da Berlinda à corda no Círio poderá ser antecipado no Boulevard, ou seja, pode ocorrer antes da esquina com a travessa Frutuoso Guimarães. Uma proposta em discussão na Diretoria da Festa seria a transferência da Festa da Chiquita, no sábado à noite, para um local mais espaçoso, como o Portal da Amazônia. Mas essa é ainda uma hipótese a ser tratada com as partes interessadas. A Romaria dos Corredores, novidade em 2014, será no dia 25 de outubro, com largada às 5h30 e cerca de nove quilômetros. (Jornal Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário