Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Vale a pena ler: Operação contra Lobão: Dilma pode pagar o pato


Por Tereza Cruvinel
Se o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, não apresentar ao PMDB uma explicação razoável para a operação que a Polícia Federal fez na quarta-feira contra o candidato do partido ao governo do Maranhão, Edson Lobão Filho, o caldo pode entornar e Dilma pode pagar o pato na relação com o maior partido de sua coalizão.

Cardoso não sabia da operação policial de quarta-feira à noite no aeroporto de Imperatriz: Lobão Filho e sua comitiva foram abordados por agentes fortemente armados que os revistaram e vasculharam bagagens em busca de um grande volume de dinheiro de campanha não-declarado. Nada encontraram. Os agentes disseram estar averiguando a procedência de uma denúncia anônima e perguntados por Lobão se tinham mandado judicial, disseram que sim mas não o apresentaram.

Ontem, quinta-feira, Michel Temer soltou uma dura nota de protesto e falou em “instrumentalização da PF”. Renan Calheiros, presidente do Senado, fez eco e falou e intimidação do candidato. Eles não atacaram (ainda) a corporação mas suspeitam que um grupo da PF agiu com motivação eleitoral para detonar o candidato peemedebista. A Michel, o ministro prometeu apurar o que aconteceu e lhe dar uma satisfação.

Para compreender a indignação da família Sarney e do PMDB vale recordar os antecedentes de 2002 e o quadro eleitoral atual. Naquele ano, Roseana Sarney liderava as pesquisas para presidente quando foi detonada pela Operação Lunus: a Polícia Federal invadiu a empresa de seu marido e lá encontrou mais de um milhão de reais. As fotos da montanha de dinheiro foram amplamente divulgadas e a candidatura de Roseana virou pó. O ex-presidente José Sarney e seu clã culparam o então ministro da Saúde e presidenciável tucano José Serra pela operação e se vingaram. Embora o PMDB tenha apoiado o tucano oficialmente na eleição presidencial, eles (e outros caciques regionais do PMDB) apoiaram Lula, que derrotou Serra.

Sarney foi um aliado fundamental de Lula em seus dois governos, especialmente nos momentos difíceis de 2005, no auge da crise do chamado mensalão. Mas este ano, embora o PT maranhense tenha apoiado formalmente o candidato da família, Lobão Filho, uma ala de dissidentes petistas vem apoiando o candidato Flavio Dino, do PC do B, coligado também com o PSB e o PSDB. Sarney não perdoa a “ingratidão”. Pior, seu candidato está em segundo lugar e o comunista pode até ganhar no primeiro turno, pondo fim ao longo domínio político de seu grupo no estado. Para o PMDB, a operação tem jeito e cheiro de ser coisa dos dissidentes petistas aliados aos comunistas. Provas não há, mas o mal estar é grande.

Dilma pode pagar o pato se o sarneysismo, revoltado, descarregar votos em outro candidato a presidente. Sarney é alérgico a Marina Silva mas tem boas relações com Aécio Neves. A outra consequência pode ser política, e não eleitoral. As relações PT-PMDB esgarçaram-se demais na campanha eleitoral nos estados, o que se refletirá na futura coalizão parlamentar. Se Dilma for reeleita, continuará precisando se entender com um PMDB lanhado e ferido para recompor sua maioria parlamentar. O partido ainda não deglutiu uma investida recente da PF contra o candidato no Ceará, Eunício Oliveira, e uma revista sofrida por sua mulher durante uma viagem doméstica. Se o PMDB fizer a maior bancada, poderá eleger para a presidência da Câmara o temível líder Eduardo Cunha. Mas isso, ainda depende dos eleitores.

Certo é que a operação de Imperatriz foi atípica, desnecessária e lamentável. Não é a Polícia Federal, mas a reforma política, que pode moralizar o financiamento das campanhas eleitorais.
Mais aqui > Temer e Renan acusam a PF de intimidar o senador Lobão Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário