Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 19 de outubro de 2014

Prefeitura mineira empregou irmão e o ex-marido de Dilma


No período ditatorial, Cláudio Galeno participou do sequestro de um avião no Uruguai e se refugiou em Cuba
Além do irmão Igor Rousseff, o ex-marido da presidente Dilma Rousseff (PT) Cláudio Galeno de Magalhães Linhares integrou o quadro da prefeitura de Belo Horizonte como funcionário comissionado. Ele exerceu cargo de confiança por cinco anos durante a administração do petista Fernando Pimentel (PT), recém-eleito governador de Minas Gerais, e de seu sucessor e então aliado Marcio Lacerda (PSB).

Galeno atuou como consultor técnico especializado, nomeado para atuar diretamente no gabinete do prefeito, com salário que chega hoje a R$ 13.569,68. A nomeação do ex-marido de Dilma ocorreu em maio de 2005. Quatro anos depois, em janeiro de 2009, quando o mandato de Pimentel se encerrou, ele foi exonerado do cargo. Galeno voltou à prefeitura em abril de 2009, já na administração do recém-eleito Lacerda, dessa vez como gerente de primeiro nível da Gerência de Acompanhamento de Colegiados. O salário para esse cargo atualmente é de R$ 8.544,04.

Na gestão de Lacerda, que em seu primeiro mandato era apoiado pelo PT e pelo PSDB, Galeno integrou o Comitê Governamental de Gestão Participativa e também o Conselho Fiscal da Belotur, empresa municipal de turismo. Ele saiu da prefeitura em 5 de julho de 2010, data da publicação de sua exoneração no Diário Oficial do Município (DOM). Dilma Rousseff, Cláudio Galeno e Fernando Pimentel, que foi também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior da presidente, eram amigos da época de juventude em Belo Horizonte. Na década de 1960, eles militavam no Comando de Libertação Nacional (Colina), organização de esquerda que combateu a ditadura militar.

Galeno e Dilma se casaram em 1967, em um cartório civil com a presença de familiares e poucos amigos. O casamento não durou mais de dois anos. Em 1969, os dois militantes, já na clandestinidade, fugiram da capital mineira para o Rio de Janeiro. Pouco depois, Galeno foi para o Rio Grande do Sul, a pedido do Colina, e Dilma continuou no Rio. O militante participou, no ano seguinte, de sequestro de avião em Montevidéu, no Uruguai, e ficou refugiado em Cuba. Assim como Dilma, Galeno se casou novamente.

Irmão
Mais velho dos irmãos, Igor Rousseff também esteve na prefeitura de Belo Horizonte durante a gestão de Pimentel com cargo de confiança, fato questionado em debate presidencial do SBT, na quinta-feira, pelo candidato à Presidência, Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma.

Igor, que é advogado, foi nomeado assessor especial de Pimentel em setembro de 2003, pouco depois de o petista assumir a prefeitura, com a aposentadoria do então prefeito Célio de Castro. Em 1º de janeiro de 2005, ele foi exonerado da função. Três meses depois, o irmão de Dilma, que na época era ministra da Casa Civil do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, voltou à prefeitura como assessor especial da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação.

Ele exerceu o cargo por três anos e 10 meses, até 1º janeiro de 2009, quando se encerrou o mandato de Pimentel. Assim como Igor Rousseff, todos os servidores que não possuíam cargos efetivos na estrutura da administração municipal foram exonerados.  (Correio Braziliense)

4 comentários:

  1. Você não fala dos parentes do Aécio? Só dos da Dilma? São só dois, do Aécio são nove!

    ResponderExcluir
  2. Não sou eu. Quem fala é o Correio Braziliense, anônimo. Mostre a cara, identifique-se, e eu lhe darei a minha opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Mas você só publica os da Dilma, você é bem informado, e tenho certeza que leu a noticia sobre a parentada do Aécio...
    Mesmo assim vou torcer para você ganhar o prêmio da FIEPA.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Ercio, as pessoas que nao colocam seus nomes deveriam se envergonhar de falar dessa forma com voce. Defender essa turma horrorosa é vergonhoso, principalmente sem identificar-se. Regina Silva, Santarena e sem medo de falar o que pensa.

    ResponderExcluir